ESG

“Vende-se casa com risco elevado de inundação”

Marketplace imobiliário norte-americano Zillow inclui riscos climáticos em anúncios de propriedades à venda em sua plataforma

Até não muito tempo atrás, na hora de comprar um imóvel as pessoas priorizavam questões como quantidade de quartos, localização, segurança do bairro e infraestrutura do imóvel. Nos últimos anos, porém, um novo item foi adicionado a esta lista: os riscos climáticos que afetam (ou podem vir a afetar) seu possível novo lar.

Em uma pesquisa com 12 mil compradores de imóveis, o marketplace imobiliário Zillow revelou que 80% deles levam em consideração pelo menos um risco climático em sua tomada de decisão – sendo as gerações Millennial e Z as mais atentas a esses fatores. Inclusive, para eles, mapas interativos e dados históricos de incidentes ambientais próximos às propriedades listadas podem ser cruciais para uma decisão informada.

Atendendo a essa nova demanda, o Zillow passou a exibir dados detalhados sobre riscos climáticos em anúncios de imóveis, oferecendo aos compradores informações sobre o nível de ameaça de eventos como inundações, incêndios florestais, ventos fortes, ondas de calor e qualidade do ar. 

A nova ferramenta, desenvolvida em parceria com a First Street Foundation (organização sem fins lucrativos que avalia riscos climáticos), mostra não apenas pontuações de risco atuais, mas também estimativas para 15 e 30 anos, prazos comuns de hipotecas norte-americanas.

Com o aumento dos custos de seguros em áreas de maior risco climático, a Zillow espera que essas novas informações ajudem os compradores a avaliar e reduzir potenciais perdas. Especialistas consideram que essa transparência, ainda que limitada em algumas regiões, representa um avanço na oferta de dados relevantes para os consumidores, incentivando uma busca mais consciente e informada por imóveis.

Em longo prazo, essa prática pode alterar a forma como o mercado imobiliário opera, tornando os riscos climáticos um fator decisivo e estratégico nas negociações.

Leia também: Ferramenta auxilia agricultores australianos a entender riscos das mudanças climáticas


Conheça a nossa plataforma de curadoria e treinamento B2B sobre impacto, ESG e regeneração

Farol da Economia Regenerativa é uma solução de curadoria de conteúdo sobre ESG, sustentabilidade, impacto e regeneração. Funciona como um programa de aprendizado contínuo e é planejado sob medida para sua equipe e organização.

O Farol oferece palestras, treinamentos, notícias, tendências, insights, coberturas internacionais e uma curadoria exclusiva para a sua organização e seu time navegarem pelos temas mais urgentes da nossa era. Conheça o Farol e entre em contato para agendarmos uma conversa.

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Redação A Economia B

Posts recentes

  • ODS

Casas de plástico reciclado impressas em 3D oferecem abrigo emergencial em LA

Ordem executiva da prefeitura e inovação na construção civil garantem moradia rápida e acessível para…

abril 3, 2025
  • Inovação

Turbinas eólicas aposentadas viram pranchas de surfe

Empresa de energia renovável transforma turbinas eólicas aposentadas em pranchas de surfe — e antecipa…

abril 2, 2025
  • ESG

Reino Unido define novos padrões para investimentos em natureza

Medida busca atrair investimentos sustentáveis, evitar greenwashing e fomentar crescimento econômico Com o objetivo de…

abril 1, 2025
  • ODS

União Europeia firma acordo para reduzir desperdício de alimentos e resíduos têxteis

Com novas responsabilidades ambientais voltadas para fabricantes e consumidores, proposta prevê cortes significativos no desperdício…

março 31, 2025
  • ESG

Governo federal lança plataforma para mapear negócios de impacto social e ambiental

Batizada de Cadimpacto, a nova ferramenta facilita conexão entre empreendedores de impacto e investidores O…

março 25, 2025
  • ESG

Emissões do setor de edificações estagnam pela primeira vez desde 2020

Relatório da ONU revela que, apesar dos avanços, setor de edificações ainda é um dos…

março 21, 2025

Este site utiliza cookies.