ESG

Uniã​o Europeia aprova normas mais rigorosas contra a poluição atmosférica

Uniã​o Europeia aprova normas mais rigorosas para qualidade do ar, mas ainda aquém das diretrizes da OMS
Foto de Petter Rudwall na Unsplash

Críticos alertam que novas regras ainda permitem o dobro de poluentes recomendado pela OMS e que países-membros podem adiar sua implementação em até uma década

A União Europeia (UE) quer zerar a poluição até 2050. Uma das medidas que contribuem para isso foi anunciada esta semana: o Parlamento Europeu e os estados-membro da UE aprovaram normas mais rigorosas para o controle da qualidade do ar. 

O acordo estabelecido entre o Parlamento Europeu e o Conselho impõe limites mais restritos para diversos poluentes. Os limites anuais para partículas finas conhecidas como PM2,5 (que causam estragos em todo o corpo, por serem pequenas o suficiente para entrar na corrente sanguínea), por exemplo, passam de 25 µg/m³ para 10 µg/m³; e para dióxido de nitrogênio (gás prejudicial aos pulmões) de 40 µg/m³ para 20 µg/m³.

Críticos alertam, porém, que, apesar dos avanços, as metas para 2030 ainda permitem o dobro da poluição em relação aos níveis recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS)

Além disso, os estados-membros da UE podem adiar a implementação das novas regras em dois casos:

1) Por cinco a sete anos – se as projeções mostrarem que os valores limites não podem ser atendidos a tempo;

2) Por 10 anos – em áreas com geografia difícil ou em que as metas só podem ser atingidas com um impacto significativo nos sistemas de aquecimento doméstico.

Por outro lado, os cidadãos europeus terão direito a pedir uma indenização caso os governos falhem na execução destas medidas ou se tiverem a saúde prejudicada pela poluição.

Com cerca de 300 mil mortes prematuras atribuídas à poluição atmosférica em 2021 na UE, o acordo – que precisa ser adotado pelo Parlamento e pelo Conselho antes de entrar em vigor – é considerado um passo significativo para garantir um futuro mais saudável.


Conheça a nossa plataforma de curadoria e treinamento B2B sobre impacto, ESG e regeneração

Farol da Economia Regenerativa é uma solução de curadoria de conteúdo sobre ESG, sustentabilidade, impacto e regeneração. Funciona como um programa de aprendizado contínuo e é planejado sob medida para sua equipe e organização.

O Farol oferece palestras, treinamentos, notícias, tendências, insights, coberturas internacionais e uma curadoria exclusiva para a sua organização e seu time navegarem pelos temas mais urgentes da nossa era. Conheça o Farol e entre em contato para agendarmos uma conversa.

farol da economia regenerativa

Redação A Economia B

Os conteúdos assinados por Redação A Economia B são produzidos coletivamente pelo nosso time de jornalistas. Pauta, apuração, produção e edição são parte de um esforço compartilhado para oferecer a você a melhor curadoria de conteúdo sobre ESG, sustentabilidade, impacto e regeneração.

Série Estudos B

Guia para empresas