Inovação

Turbina eólica desativada se torna opção de moradia

Turbinas eólicas desativadas se tornam opção de moradia

“Tiny house” construída a partir de turbina eólica desativada tem 35 m², é autossuficiente em energia e mostra o potencial de reutilização de materiais industriais

O cenário atual da moradia mundial enfrenta desafios de acessibilidade, sustentabilidade e desigualdade, com os altos custos de imóveis e aluguéis dificultando o acesso à habitação, especialmente em grandes centros urbanos. 

Segundo a ONU-Habitat, mais de 1 bilhão de pessoas ao redor do mundo vivem em condições de moradia inadequadas, sem acesso a serviços essenciais como água potável, saneamento, eletricidade e habitação segura.

Diante desse contexto, é fundamental pensar, planejar e implementar alternativas acessíveis e sustentáveis – como habitações sociais subsidiadas, projetos de habitação cooperativa e incentivos para a construção de moradias de baixo custo. 

Essas iniciativas não apenas ajudam a suprir a demanda habitacional, mas também reduzem a desigualdade, proporcionando a famílias de baixa e média renda a oportunidade de viver em condições dignas e seguras.

Já imaginou morar dentro de uma turbina eólica?

Em outubro, durante a Semana Holandesa de Design, a empresa de energia Vattenfall e o estúdio de design Superuse apresentaram uma solução interessante. Juntos, eles transformaram uma nacela* de turbina eólica desativada em uma “tiny house”.

*Nacela é a parte que fica no topo da turbina eólica e abriga componentes como o gerador e a caixa de engrenagens.

Vastenfell – Turbina eólica desativada se torna opção de moradia

A peça foi convertida em uma habitação compacta, equipada com cozinha, banheiro e área de estar.

A iniciativa destaca o potencial de reutilização de materiais industriais, demonstrando como peças complexas de turbinas podem ganhar nova vida sem serem fundidas.

Interior da tiny house feita a partir de turbina eólica desativada

A tiny house é sustentável, com recursos como bomba de calor, painéis solares e aquecedor solar de água, e foi projetada para atender aos padrões de construção, podendo ser usada como residência ou casa de férias. 

Tiny house feita a partir de turbinas eólicas tem painel solar

Este projeto faz parte de um esforço maior da Vattenfall para encontrar soluções de reaproveitamento para turbinas eólicas que estão sendo descomissionadas, minimizando o impacto ambiental e conservando recursos. A empresa estima que milhares de turbinas deverão ser desmontadas nas próximas décadas, abrindo oportunidades para reutilização criativa.

Leia também:
ODS 11 e as empresas: o papel do poder privado para uma urbanização sustentável e inclusiva


Conheça a nossa plataforma de curadoria e treinamento B2B sobre impacto, ESG e regeneração

Farol da Economia Regenerativa é uma solução de curadoria de conteúdo sobre ESG, sustentabilidade, impacto e regeneração. Funciona como um programa de aprendizado contínuo e é planejado sob medida para sua equipe e organização.

O Farol oferece palestras, treinamentos, notícias, tendências, insights, coberturas internacionais e uma curadoria exclusiva para a sua organização e seu time navegarem pelos temas mais urgentes da nossa era. Conheça o Farol e entre em contato para agendarmos uma conversa.

farol da economia regenerativa

Série Estudos B

Guia para empresas