Aplicativo indiano conecta recicladores com serviços de coleta e rastreia os resíduos à medida que eles são levados para plantas onde podem ser processados, reciclados e reutilizados
Você sabia que, anualmente, 2,12 bilhões de toneladas de resíduos são despejadas em todo o planeta? Para se ter uma ideia do que isso significa, se essa quantidade de lixo fosse colocada em caminhões, eles dariam a volta ao mundo 24 vezes.
Uma das regiões que mais gera lixo é o sul da Ásia. Estima-se que só na Índia, país com a maior população mundial, diariamente sejam geradas 125 mil toneladas métricas de resíduos. Esse volume é suficiente para encher cerca de 4200 campos de futebol.
A startup indiana Recykal busca transformar essa realidade tornando os resíduos rastreáveis.
“Milhões de pessoas dependem dos resíduos que geramos para seu sustento. O que as famílias descartam como lixo é ouro para nós. Mas quando tudo é jogado junto, fica contaminado e inseguro.
Perdemos muitos recicláveis dos quais poderíamos ganhar. Queríamos resolver o problema dos recicláveis sendo desperdiçados usando tecnologia”, contou Abhay Deshpande, fundador e CEO da Recykal, em entrevista ao Google.
Na prática
O app da Recykal conecta recicladores com serviços de coleta e monitora os resíduos até que cheguem às plantas de processamento, reciclagem e reutilização, trazendo transparência a um setor tradicionalmente invisível.
Abhay Deshpande explica que a Recykal começou distribuindo sacos de lixo com QR code exclusivo para quase 13 mil famílias em Latur e Bengaluru.
Depois de serem preenchidos, esses sacos são levados para os centros de coleta da empresa, onde são escaneados usando o aplicativo SmartSkan, que usa o modelo de IA de código aberto do Google. “Essa tecnologia nos ajuda a identificar facilmente os recicláveis e a contaminação em cada saco. Usando esses dados, os municípios puderam identificar e recompensar as famílias com base na qualidade da separação do lixo reciclável”, revela.
De acordo com a Recykal, quase imediatamente, a qualidade da separação saltou de 15% para 80%. “Agora, conseguimos vender materiais mais limpos para recicladores no aplicativo móvel a um preço melhor. Essa pequena mudança das pessoas na separação do lixo trouxe muito valor para todo o ecossistema de reciclagem”, afirma o CEO da empresa.
Por meio de plataformas como o Recykal Marketplace, EPR Loop, Smart Centre e o Sistema de Depósito e Reembolso (DRS), a Recykal simplifica a cadeia de suprimentos de resíduos e promove a reciclagem e reutilização, desviando materiais de aterros sanitários.
“Inicialmente, as pessoas nos perguntavam: ‘Como vocês podem trazer tecnologia para o lixo?’ Hoje [outubro de 2023], no nosso aplicativo de marketplace, conseguimos mover 50 mil toneladas métricas de resíduos todos os meses para o destino certo”, conta Abhay.
Leia também: Como o setor privado pode impulsionar sistemas de produção e consumo mais sustentáveis
Conheça a nossa plataforma de curadoria e treinamento B2B sobre impacto, ESG e regeneração
O Farol da Economia Regenerativa é uma solução de curadoria de conteúdo sobre ESG, sustentabilidade, impacto e regeneração. Funciona como um programa de aprendizado contínuo e é planejado sob medida para sua equipe e organização.
O Farol oferece palestras, treinamentos, notícias, tendências, insights, coberturas internacionais e uma curadoria exclusiva para a sua organização e seu time navegarem pelos temas mais urgentes da nossa era. Conheça o Farol e entre em contato para agendarmos uma conversa.