Entenda os movimentos socioambientais que condicionam decisões de compra e saiba como posicionar sua marca para se alinhar às tendências de consumo para 2023
Os fatores que guiam as decisões de compra das pessoas apontam para as principais movimentações sociais e econômicas de um determinado período. Ou seja, é possível dizer que as tendências de consumo são um reflexo da época em que vivemos.
Neste sentido, segundo um estudo da Mintel (consultoria especializada em análises de consumo), na década atual, as pessoas tendem a guiar suas decisões de compra em sete fatores:
Com base no relatório da Mintel Tendências Globais de Consumo 2023, buscamos entender os movimentos socioambientais que devem influenciar decisões de compra no próximo ano e além.
Esses movimentos indicam que as pessoas:
A seguir, entenda melhor o que isso significa e conheça empresas que já estão alinhadas a essas tendências de consumo.
Há muito tempo se fala na importância de empresas focarem seus negócios no consumidor. Porém, o relatório da Mintel indica que não basta apenas “escutar os clientes”; é preciso permitir que eles guiem os rumos da empresa.
A verdade é que, na prática, os consumidores já estão no comando das estratégias organizacionais – seja por conta de suas decisões de compra ou por seus posicionamentos em relação à atuação das empresas que impactam diretamente nos resultados dos negócios. Contudo, a tendência agora é que as empresas oficialmente abram espaço para que as pessoas exerçam esse poder – por meio de investimentos, cocriação e participação nas decisões.
A expansão das plataformas sociais que encorajam a autoexpressão e o desenvolvimento de ideias criativas – como o TikTok, por exemplo – gera nas pessoas uma expectativa maior de participação. Sendo assim, as marcas devem aproveitar esse espírito criativo e convidar perspectivas externas para seus processos de desenvolvimento de produtos e serviços.
Para seguir essa tendência de consumo, as marcas precisam ter um canal aberto de comunicação com seus públicos. Além disso, devem ter um posicionamento efetivamente transparente em relação às suas operações. Assim, é possível convidar os consumidores a darem suas opiniões e visões sobre possíveis melhorias e/ou inovações.
Na prática:
Além disso, as empresas também podem dar mais abertura e participação para as pessoas oferecendo formas de os consumidores ativamente agirem em prol de uma causa ou problema socioambiental.
Na prática:
Leia também: A empresa que nasceu para acabar com a escravidão na indústria do chocolate |
Mintel, Tendências Globais de Consumo 2023
Entre as tendências de consumo apontadas pela Mintel que revelam uma preocupação cada vez maior dos consumidores com a sustentabilidade está a compra local.
O relatório indica que as pessoas comprarão localmente como uma forma de economizar, proteger o meio ambiente e os recursos regionais. Além disso, a compra local também é vista como uma maneira de oferecer um retorno à sociedade e ao planeta.
Essa tendência revela uma mudança no comportamento do consumidor, que cada vez mais buscará se conectar com o que considera importante. Nesse contexto, a compra local deve significar benefícios para a comunidade e para o meio ambiente – por meio do apoio à economia local e da diminuição das emissões de gases de efeito estufa, por exemplo.
Como reflexo dessa demanda, as marcas precisarão ser mais transparentes sobre como e onde fabricam seus produtos – incluindo detalhes sobre a origem da matéria-prima de suas operações.
Essas informações serão cada vez mais relevantes no processo de decisão dos consumidores, afinal, eles darão preferência a produtos que beneficiem a comunidade local.
Na prática:
Para o consumidor, comprar localmente pode significar não só apoiar sua própria região, mas também negócios que promovem o bem-estar nas comunidades em que atuam.
Na prática:
Leia também: Sustentabilidade ambiental, econômica e social ‘em um potinho’ |
Mintel, Tendências Globais de Consumo 2023
Em meio a diversas incertezas – econômicas, políticas, sociais e ambientais – a tendência é que os consumidores foquem cada vez mais no que importa para eles. Consequentemente, gastarão de forma mais intencional, buscando economizar, mas sem prejudicar seus valores.
Nesse sentido, o estudo da Mintel aponta que fatores como flexibilidade, durabilidade e sustentabilidade terão papel cada vez mais importante nas decisões dos consumidores.
Na prática, essa tendência de consumo revela que, além do preço (algo importante em tempos de inflação alta), as pessoas levarão em conta outros valores relacionados ao produto antes de tomar uma decisão de compra – se eles são duráveis e ambientalmente responsáveis, por exemplo.
Essa tendência pode gerar modelos de negócios e estratégias específicas. O foco deve estar em atender essa demanda por produtos que ofereçam vantagens econômicas aliadas aos valores que são importantes para os clientes.
Na prática:
A reciclagem é outro caminho para as empresas ajudarem os consumidores a economizar, ao mesmo tempo em que cuidam do meio ambiente. É possível, por exemplo, oferecer maneiras fáceis e acessíveis de descarte dos itens que comercializam e até mesmo oferecer vantagens financeiras por isso.
Na prática:
Mintel, Tendências Globais de Consumo 2023
Fica cada vez mais claro que as pessoas esperam das marcas muito mais do que apenas produtos e serviços.
Ao decidir onde investir seu dinheiro, os consumidores avaliam os benefícios da compra não somente em termos de uso e vantagens pontuais, questões como a forma como a marca se relaciona com o meio ambiente, com seus funcionários, com a cadeia de suprimentos e com a comunidade onde atua também são levados em conta. Nós já falamos aqui sobre como a orientação aos stakeholders está promovendo transformações nas organizações.
Ou seja, o impacto de uma empresa no clima, nos recursos naturais, na biodiversidade e na sociedade influencia diretamente seu relacionamento com os clientes e, consequentemente, sua relevância no mercado.
Se você está em busca de apoio para entender tantas transformações, A Economia B oferece serviços de palestras, treinamentos e branded content. Ajudamos nossos clientes a navegar nessa nova economia a partir de conteúdos customizados.
Vá para a página inteira para visualizar e enviar o formulário.
Startup desenvolve sistema de “dinheiro interespécies”, que permite que gorilas paguem por sua própria conservação…
Feitos à base de micélio, protetores auriculares biodegradáveis são alternativa sustentável aos 40 bilhões de…
Medo de retaliação e descrença em denúncias dificultam enfrentamento do problema nas empresas No dia…
Pequeno país da Oceania lança campanha para lutar por oportunidade no futebol e, principalmente, por…
Iniciativa da Heineken no Caribe mostra como garrafas descartadas podem ganhar novo propósito na construção…
Relembre mês a mês como os efeitos climáticos afetaram o seu bolso na hora de…
Este site utiliza cookies.
Deixe um comentário