Estudo aponta proteção da biodiversidade e dos ecossistemas como principal prioridade para promover mudanças sistêmicas e acelerar a transição ecológica, e revela formas de avançar nessa e em outras quatro áreas
No fim de março, aconteceu em Paris o ChangeNOW, o maior evento de soluções que respondem aos principais desafios do nosso século.
João Guilherme Brotto, cofundador d’A Economia B, esteve na capital francesa para cobrir esta que foi a sétima edição do ChangeNOW.
Iniciamos essa nossa cobertura internacional trazendo os destaques do Earth Action Report, relatório produzido pelo ChangeNOW em parceria com a KPMG, que oferece uma análise detalhada dos desafios urgentes que enfrentamos, revela a interconexão entre eles e destaca a necessidade de uma abordagem holística para impulsionar mudanças sistêmicas.
→ O relatório completo, em inglês, está disponível aqui.
Apesar de mapear essas 11 áreas, o relatório se aprofunda nas cinco primeiras.
Para cada uma delas, os mais de 100 especialistas que contribuíram com o estudo – membros da comunidade ChangeNOW provenientes de 20 países e diversos contextos – apresentam os principais desafios e recomendam ações práticas para acelerar o avanço nessas áreas. São essas sugestões que destacamos a seguir.
Azadeh Farajpour
Fundadora da BetterSoil for a Better World, Membro Associado do Club of Rome
Leia também:
Um chamado da Amazônia, “centro do mundo”, para um empreendedor e contador de histórias
Leia também:
Grandes empresas, pequenos exemplos
“Isso requer o uso de ferramentas dedicadas e tecnologia avançada, por exemplo por meio da construção de modelos de previsão para enchentes ou condições climáticas, a fim de minimizar os riscos e os custos das mudanças climáticas”, aponta.
Leia também:
Projeto Gaia: inteligência artificial na análise de riscos financeiros relacionados ao clima
Brune Poirson
Ex-Secretária de Estado no Ministério Francês da Transição Ecológica e Diretora de Desenvolvimento Sustentável na Accor
Leia também:
Não há desenvolvimento sustentável sem redução das desigualdades (ODS 10)
Leia também:
O problema da falta de água e saneamento e o papel do poder privado
Nas próximas semanas, compartilharemos aqui os debates promovidos no ChangeNOW e algumas das soluções apresentadas no evento que mostram que muitas dessas recomendações já foram transformadas em iniciativas que vêm ajudando a promover mudanças sistêmicas.
O Farol da Economia Regenerativa é uma solução de curadoria de conteúdo sobre ESG, sustentabilidade, impacto e regeneração. Funciona como um programa de aprendizado contínuo e é planejado sob medida para sua equipe e organização.
O Farol oferece palestras, treinamentos, notícias, tendências, insights, coberturas internacionais e uma curadoria exclusiva para a sua organização e seu time navegarem pelos temas mais urgentes da nossa era. Conheça o Farol e entre em contato para agendarmos uma conversa.
Ordem executiva da prefeitura e inovação na construção civil garantem moradia rápida e acessível para…
Empresa de energia renovável transforma turbinas eólicas aposentadas em pranchas de surfe — e antecipa…
Medida busca atrair investimentos sustentáveis, evitar greenwashing e fomentar crescimento econômico Com o objetivo de…
Com novas responsabilidades ambientais voltadas para fabricantes e consumidores, proposta prevê cortes significativos no desperdício…
Batizada de Cadimpacto, a nova ferramenta facilita conexão entre empreendedores de impacto e investidores O…
Relatório da ONU revela que, apesar dos avanços, setor de edificações ainda é um dos…
Este site utiliza cookies.
Deixe um comentário