Pesquisa revela como a privação de saneamento impacta a vida de milhões de brasileiros
Da totalidade de 74 milhões de moradias brasileiras, a pesquisa aponta que:
Entre os aspectos econômicos da população que sofre com o abastecimento irregular de água, a análise identificou que 72% dos habitantes morando em habitações com abastecimento irregular de água tratada estavam abaixo da linha de pobreza. Na prática, 41 a cada 100 pessoas vivendo abaixo da linha de pobreza tinham abastecimento irregular de água.
E ainda, boa parte da população em estado de abastecimento irregular de água tratada não tinha instrução formal (11,2%) ou não tinha completado o ensino fundamental (41,0%). O peso da população que chegou ao ensino superior, tendo ou não completado esse ciclo, foi relativamente pequeno – de 9,2% do total de pessoas que moram em habitação com abastecimento irregular de água.
“A baixa cobertura de saneamento atual reflete impactos negativos em áreas vitais para qualquer sociedade, como saúde, educação, produtividade, geração de renda e qualidade ambiental. Ou seja, interfere de forma direta e concreta nas três principais dimensões da sustentabilidade – econômica, social e ambiental. Precisamos, portanto, de um trabalho conjunto entre governos, empresas e sociedade civil para lidar com esse problema e garantir a universalização do saneamento, para finalmente mudar esta realidade que nos envergonha em pleno século XXI”, analisa.
→ O relatório na íntegra está disponível aqui.
A privação de acesso ao saneamento está longe de ser um problema somente “nosso”. Globalmente, 3 bilhões de indivíduos (ou seja, duas em cada cinco pessoas) não têm instalações básicas para lavar as mãos em suas casas.
Tornar realidade o acesso universal a sistemas de água e saneamento seguros para todos depende diretamente do desenvolvimento de políticas públicas. Porém, isso não significa que o poder privado não tenha uma função importante nesse sentido.
A seguir, apresentamos três empresas que desenvolveram soluções que ajudam a expandir o acesso à água e saneamento e, assim, contribuem para o avanço do ODS 6.
Leia também:
O setor privado e a Agenda 2030: O papel das empresas no progresso dos ODS
A Indra é uma empresa de tratamento de água sediada em Mumbai (Índia) que desenvolveu sistemas modulares altamente eficientes que limpam a água poluída sem utilizar produtos químicos, facilitando o reuso da água em áreas urbanas densamente povoadas.
Os sistemas são plug-and-play e foram projetados para tornar o reuso de água mais acessível (até 95% da água tratada é recuperada), reduzindo custos operacionais em cerca de 40% em comparação com outras tecnologias e expandindo para diversos setores, desde produção de alimentos até aplicações residenciais e comerciais.
Além disso, a empresa faz um monitoramento inteligente e integra inteligência artificial para análise em tempo real, otimizando a eficiência e a manutenção.
SDW é uma startup brasileira que desenvolve tecnologias para tratamento e distribuição de água de forma mais sustentável e acessível.
Promover o acesso à água está no centro da missão da Volvic (que é uma empresa B certificada). Para isso, a marca desenvolve parcerias com organizações do mundo todo para levar sistemas seguros de água para regiões vulneráveis.
Estas são algumas ações desenvolvidas pela empresa com esse foco:
→ Neste artigo, nos aprofundamos no papel das empresas para expandir o acesso à água e saneamento e apresentamos outras organizações que já estão contribuindo para isso. Vale a leitura!
O Farol da Economia Regenerativa é uma solução de curadoria de conteúdo sobre ESG, sustentabilidade, impacto e regeneração. Funciona como um programa de aprendizado contínuo e é planejado sob medida para sua equipe e organização.
O Farol oferece palestras, treinamentos, notícias, tendências, insights, coberturas internacionais e uma curadoria exclusiva para a sua organização e seu time navegarem pelos temas mais urgentes da nossa era. Conheça o Farol e entre em contato para agendarmos uma conversa.
Especialista em desenvolvimento de líderes e organizações dá dicas para os exaustos profissionais de sustentabilidade…
Especialista em desenvolvimento de líderes e organizações dá dicas para os exaustos profissionais de sustentabilidade…
Pesquisadores alertam que ainda não há sinal de que o mundo tenha atingido o pico…
Especialistas criticam a falta de transparência na aprovação das novas regras e alertam para o…
Prévia da meta climática que será apresentada na COP29, comunicado divulgado pelo governo brasileiro contempla…
Este é um conteúdo institucional de A Economia B para apresentar nossos serviços de comunicação,…
Este site utiliza cookies.
Deixe um comentário