ODS

Jogue os dados e participe da revolução da energia eólica no Uruguai

Pampero e a revolução da energia eólica no Uruguai

Jogo de tabuleiro coloca os jogadores dentro da revolução de energia eólica que limpou a rede elétrica uruguaia

De acordo com dados coletados pelo think tank climático Ember e publicados no site The Progressive Playbook, entre julho de 2023 e abril de 2024, o Uruguai gerou toda sua eletricidade a partir de fontes de energia limpas.

As usinas hidrelétricas geraram 42,9% do total de energia, seguidas de perto pelos parques eólicos, com 40,6%. A bioenergia (12,9%) e a solar (3,5%) foram responsáveis pelo restante. 

Mas isso não foi possível “de ontem para hoje”. Esse resultado começou a ser construído no início da década de 2010, quando nosso vizinho dos pampas iniciou uma “revolução eólica”… 

Entre 2013 e 2018, a geração de energia eólica cresceu 7% anualmente no país. Segundo o World Resources Institute, essa foi a expansão para energia eólica ou solar mais rápida já vista mundo. O gráfico abaixo, desenvolvido pelo Ember, mostra a evolução da geração de energia elétrica por fonte no país.

Evolução da energia limpa no Uruguai

Pampero: o jogo da revolução da energia eólica no Uruguai

Testemunha dessa transformação, o designer de jogos de tabuleiro Julián Pombo criou “Pampero”, um jogo que recria a dinâmica real da mudança, caracterizada pela rápida adoção de turbinas eólicas e pela crescente visibilidade das fazendas eólicas no Uruguai.

No jogo (que leva o nome do vento forte de inverno que sopra do sul e oeste pelas planícies do continente), os participantes atuam como investidores que desenvolvem projetos eólicos e fortalecem a rede elétrica nacional, com o objetivo de garantir os contratos mais lucrativos possíveis. Ou seja, em linhas gerais, Pampero consiste em gerar, vender e entregar energia limpa.

Tabuleiro do Pampero – o jogo da revolução da energia eólica no Uruguai
Imagem: Mike Hughes

Além de destacar o papel crucial das turbinas eólicas, o jogo enfatiza a importância da infraestrutura de transmissão de energia. A construção e manutenção de uma rede elétrica robusta são fundamentais tanto no tabuleiro quanto na vida real para garantir a distribuição eficiente da energia limpa.

O carregamento de baterias, a exportação de energia eólica para Argentina e Brasil, e a busca por uma infusão de capital de risco se o jogador ficar sem fundos são alguns dos outros recursos que tornam o jogo interessante.

O sucesso do Uruguai, como ilustrado em Pampero, mostra que a transição energética é possível. De forma lúdica, o jogo simula a construção e a gestão de projetos eólicos e a necessidade de infraestrutura, servindo como uma ferramenta educativa e inspiradora para os interessados em soluções climáticas e na evolução da energia renovável.

Leia também: O caminho da Índia para se tornar autossuficiente em energia


Conheça a nossa plataforma de curadoria e treinamento B2B sobre impacto, ESG e regeneração

Farol da Economia Regenerativa é uma solução de curadoria de conteúdo sobre ESG, sustentabilidade, impacto e regeneração. Funciona como um programa de aprendizado contínuo e é planejado sob medida para sua equipe e organização.

O Farol oferece palestras, treinamentos, notícias, tendências, insights, coberturas internacionais e uma curadoria exclusiva para a sua organização e seu time navegarem pelos temas mais urgentes da nossa era. Conheça o Farol e entre em contato para agendarmos uma conversa.

farol da economia regenerativa

Redação A Economia B

Os conteúdos assinados por Redação A Economia B são produzidos coletivamente pelo nosso time de jornalistas. Pauta, apuração, produção e edição são parte de um esforço compartilhado para oferecer a você a melhor curadoria de conteúdo sobre ESG, sustentabilidade, impacto e regeneração.

Série Estudos B

Guia para empresas