ODS

O que acontece quando energia solar e energia humana se somam

Com a missão de combater as mudanças climáticas e a desigualdade social, startup holandesa capacita refugiados para torná-los técnicos especializados em instalação de painéis de energia solar

Ter que deixar seu lar, seus pertences, sua família e seu país de origem são algumas das dificuldades que os refugiados enfrentam. Além disso, muitas vezes eles passam por diversos desafios no país em que escolheram viver. O preconceito e a dificuldade de arrumar emprego estão no topo dessa lista.

A The Switch é uma startup holandesa que nasceu com a missão de ajudar a resolver esse problema, ao mesmo tempo em que combate as mudanças climáticas e contribui para a transição energética local.

Na prática, a empresa capacita refugiados para se tornarem técnicos especializados em instalação de painéis solares, bombas de calor e outros equipamentos. 

A Academia The Switch oferece treinamento gratuito em áreas como trabalhos elétricos e manutenção de sistemas de aquecimento, proporcionando oportunidades econômicas e desenvolvimento profissional valioso para refugiados com status de residência no país. 

Imagem: Divulgação The Switch

O programa, que inclui um estágio de três meses e um contrato de emprego com salários justos e contribuições previdenciárias, também ajuda a preencher uma lacuna de aproximadamente 40 mil trabalhadores qualificados no setor de engenharia de serviços de construção na Holanda.

Em agosto de 2023 (seis meses após o início da startup), a The Switch já tinha duas equipes de seis técnicos formados em seu programa trabalhando em telhados em tempo integral. Até o final deste ano, a empresa pretende ter seis equipes e ter contratado um total de 60 estagiários – dos quais 40 terão concluído o curso.

Os fundadores da The Switch acreditam que esse modelo de negócios tem o potencial não apenas de impulsionar a indústria de energia sustentável, mas também de redefinir narrativas sobre grupos marginalizados, mostrando sua relevância como parte integrante da revolução verde.

Leia também:
Capacitação + sustentabilidade + inclusão: a receita do United Repair Centre


Conheça a nossa plataforma de curadoria e treinamento B2B sobre impacto, ESG e regeneração

Farol da Economia Regenerativa é uma solução de curadoria de conteúdo sobre ESG, sustentabilidade, impacto e regeneração. Funciona como um programa de aprendizado contínuo e é planejado sob medida para sua equipe e organização.

O Farol oferece palestras, treinamentos, notícias, tendências, insights, coberturas internacionais e uma curadoria exclusiva para a sua organização e seu time navegarem pelos temas mais urgentes da nossa era. Conheça o Farol e entre em contato para agendarmos uma conversa.

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Tom Schiebel

Posts recentes

  • ODS

Casas de plástico reciclado impressas em 3D viram abrigo emergencial em LA

Ordem executiva da prefeitura e inovação na construção civil garantem moradia rápida e acessível para…

abril 3, 2025
  • Inovação

Turbinas eólicas aposentadas viram pranchas de surfe

Empresa de energia renovável transforma turbinas eólicas aposentadas em pranchas de surfe — e antecipa…

abril 2, 2025
  • ESG

Reino Unido define novos padrões para investimentos em natureza

Medida busca atrair investimentos sustentáveis, evitar greenwashing e fomentar crescimento econômico Com o objetivo de…

abril 1, 2025
  • ODS

União Europeia firma acordo para reduzir desperdício de alimentos e resíduos têxteis

Com novas responsabilidades ambientais voltadas para fabricantes e consumidores, proposta prevê cortes significativos no desperdício…

março 31, 2025
  • ESG

Governo federal lança plataforma para mapear negócios de impacto social e ambiental

Batizada de Cadimpacto, a nova ferramenta facilita conexão entre empreendedores de impacto e investidores O…

março 25, 2025
  • ESG

Emissões do setor de edificações estagnam pela primeira vez desde 2020

Relatório da ONU revela que, apesar dos avanços, setor de edificações ainda é um dos…

março 21, 2025

Este site utiliza cookies.