ODS

Leroy Merlin cria indicador que avalia impacto social e ambiental de produtos do seu catálogo

Mais de 140 mil produtos vendidos pela Leroy Merlin já têm seu impacto social e ambiental pontuado pelo Home Index, o que permite que consumidores tomem decisões mais informadas, conscientes e responsáveis

Você já parou para pensar que os produtos que compra impactam diretamente não apenas a sua vida, mas a das pessoas da sua comunidade e o planeta como um todo? 

Essa é a premissa do vídeo que apresenta o Home Index, indicador que avalia o impacto ambiental e social dos produtos do catálogo da Leroy Merlin ao longo de seu ciclo de vida (desde a fabricação até a reciclagem), que foi criado com o objetivo de ajudar os consumidores a tomar decisões mais informadas, conscientes e responsáveis.

Como funciona o Home Index

O Home Index é calculado por meio de uma avaliação de toda a cadeia de valor de um produto baseada em uma metodologia que, segundo a empresa, foi testada, auditada e validada por entidades como PwC, a Agência Francesa de Meio Ambiente e Gestão de Energia (ADEME), entre outras. 

A ferramenta classifica os itens de A (maior impacto positivo) a E (maior margem de melhoria), com base em 30 critérios distribuídos em oito categorias:

A pontuação dos produtos é apresentada nas lojas físicas e online por meio de etiquetas eletrônicas que detalham o desempenho dos itens em cada aspecto avaliado. Por enquanto, o Home Index está disponível apenas na França e na Espanha, mas a marca pretende expandir para outros países da Europa em breve.

Mais de 140 mil produtos vendidos pela Leroy Merlin já foram avaliados e têm seu indicador definido. 

O índice é voluntário para os fornecedores e dinâmico, sendo atualizado conforme novos dados são comunicados. A ferramenta é vista como uma resposta ao crescente interesse dos consumidores por práticas de consumo mais sustentáveis e às exigências legais mais rigorosas. 

Ao portal Reason Why., representantes da Leroy Merlin disseram que a empresa está disposta a compartilhar o modelo com outros setores e entidades para que possam implementá-lo ou desenvolver seu próprio indicador. Afinal, um objetivo secundário é impulsionar um movimento de progresso na indústria para o desenvolvimento de produtos com menor impacto ambiental e social. “A ambição final é que a ferramenta possa ser usada e adaptada por qualquer outra empresa de varejo, tornando-se assim uma referência”, diz a reportagem.

Leia também: Como o setor privado pode impulsionar sistemas de produção e consumo mais sustentáveis


Conheça a nossa plataforma de curadoria e treinamento B2B sobre impacto, ESG e regeneração

O Farol da Economia Regenerativa é uma solução de curadoria de conteúdo sobre ESG, sustentabilidade, impacto e regeneração. Funciona como um programa de aprendizado contínuo e é planejado sob medida para sua equipe e organização.

O Farol oferece palestras, treinamentos, notícias, tendências, insights, coberturas internacionais e uma curadoria exclusiva para a sua organização e seu time navegarem pelos temas mais urgentes da nossa era. Conheça o Farol e entre em contato para agendarmos uma conversa.

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Redação A Economia B

Posts recentes

  • ESG

Por que a dieta baseada em plantas é uma solução climática?

Entenda por que adotar uma dieta baseada em plantas ou simplesmente reduzir o consumo de…

setembro 30, 2024
  • ESG

Califórnia processa ExxonMobil por “mentiras” sobre reciclagem de plásticos

“A única coisa que a ExxonMobil recicla são suas mentiras”, declara procurador-geral da Califórnia Na…

setembro 25, 2024
  • ESG

Demanda por habilidades verdes cresce, mas faltam profissionais qualificados

Pesquisa indica que a demanda por habilidades verdes deve dobrar até 2050. Se a oferta…

setembro 24, 2024
  • Inovação

Jogo transforma CEO de empresa de gestão de ativos em personagem na luta contra combustíveis fósseis

Em Asset Manager Quest, jogadores assumem o papel de CEO da abrdn asset management e…

setembro 23, 2024
  • Newsletter

Farol #25 – Colaboração (e ação) pra inglês ver?

Fui a Oxford cobrir o Louder Than Words, maior encontro de empresas B da história,…

setembro 22, 2024
  • ODS

Cidade holandesa faz história ao proibir publicidade de combustíveis fósseis

Lei aprovada em Haia proíbe publicidade de produtos de combustíveis fósseis e de serviços de…

setembro 17, 2024

Este site utiliza cookies.