ESG

Gol de placa: UEFA lança calculadora de pegada de carbono

Calculadora de pegada de carbono da União das Federações Europeias de Futebol visa ajudar clubes e ligas a calcular – e reduzir – seu impacto ambiental

No fim do ano passado, a União das Federações Europeias de Futebol (UEFA) anunciou que três de seus torneios (Champions League, Europa League e Europa Conference League) teriam mais times e mais jogos na temporada 2024-2025. 

O que poderia parecer uma boa notícia (especialmente para os fãs de futebol), logo virou alvo de críticas. Afinal, a ampliação do calendário do futebol europeu levará ao aumento das emissões de gases de efeito estufa (GEE) relacionadas ao esporte. Isso apesar de a UEFA ser signatária da iniciativa Race to Zero, que propõe uma redução de 50% nas emissões de carbono até 2030 e a meta de zerar as emissões líquidas até 2040. 

Pesquisas da BBC Sport sugerem que as 177 partidas adicionais previstas para este ano poderiam levar equipes e torcedores a voar cerca de dois bilhões de milhas aéreas ao longo da temporada – superando a marca da temporada 2022-2023, que foi de 1,5 bilhão de milhas aéreas.

Segundo a BBC, esses números equivalem a mais de quatro mil viagens de ida e volta à lua e resultariam na emissão de quase meio milhão de toneladas de GEE.

A calculadora de pegada de carbono da UEFA

Na semana passada, “reconhecendo a urgência de reduzir a pegada de carbono do futebol europeu”, a entidade lançou uma calculadora de pegada de carbono específica para organizações do ecossistema futebolístico.

A ferramenta faz parte da Estratégia de Sustentabilidade do Futebol 2030 da UEFA e foi criada com base no GHG Protocol (pacote de padrões, orientações, ferramentas e treinamentos para que empresas e governos mensurem e gerenciem as emissões antropogênicas responsáveis pelo aquecimento global). Ao utilizá-la, associações, clubes e ligas membros da UEFA poderão calcular e compreender suas emissões. A partir disso, poderão definir ações para reduzir seu impacto ambiental.

Em comunicado à imprensa, Laura McAllister, vice-presidente da UEFA, enfatizou que a calculadora de pegada de carbono reflete a ambição da organização em posicionar o futebol como parte da solução para a redução das emissões de carbono. 

“Queremos demonstrar aos governos, investidores, torcedores e parceiros comerciais que o futebol está enfrentando esse desafio de maneira unificada e estratégica. Incentivamos todos os participantes do ecossistema do futebol a embarcarem nessa jornada estratégica e estamos prontos para apoiar as organizações em seus esforços”, diz a nota.

Além da calculadora de pegada de carbono, a UEFA disponibilizou um guia do usuário, vídeos tutoriais e uma documentação completa de metodologia para apoiar os usuários em sua jornada de sustentabilidade.


Conheça a nossa plataforma de curadoria e treinamento B2B sobre impacto, ESG e regeneração

Farol da Economia Regenerativa é uma solução de curadoria de conteúdo sobre ESG, sustentabilidade, impacto e regeneração. Funciona como um programa de aprendizado contínuo e é planejado sob medida para sua equipe e organização.

O Farol oferece palestras, treinamentos, notícias, tendências, insights, coberturas internacionais e uma curadoria exclusiva para a sua organização e seu time navegarem pelos temas mais urgentes da nossa era. Conheça o Farol e entre em contato para agendarmos uma conversa.

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Redação A Economia B

Posts recentes

  • ODS

Casas de plástico reciclado impressas em 3D viram abrigo emergencial em LA

Ordem executiva da prefeitura e inovação na construção civil garantem moradia rápida e acessível para…

abril 3, 2025
  • Inovação

Turbinas eólicas aposentadas viram pranchas de surfe

Empresa de energia renovável transforma turbinas eólicas aposentadas em pranchas de surfe — e antecipa…

abril 2, 2025
  • ESG

Reino Unido define novos padrões para investimentos em natureza

Medida busca atrair investimentos sustentáveis, evitar greenwashing e fomentar crescimento econômico Com o objetivo de…

abril 1, 2025
  • ODS

União Europeia firma acordo para reduzir desperdício de alimentos e resíduos têxteis

Com novas responsabilidades ambientais voltadas para fabricantes e consumidores, proposta prevê cortes significativos no desperdício…

março 31, 2025
  • ESG

Governo federal lança plataforma para mapear negócios de impacto social e ambiental

Batizada de Cadimpacto, a nova ferramenta facilita conexão entre empreendedores de impacto e investidores O…

março 25, 2025
  • ESG

Emissões do setor de edificações estagnam pela primeira vez desde 2020

Relatório da ONU revela que, apesar dos avanços, setor de edificações ainda é um dos…

março 21, 2025

Este site utiliza cookies.