Rodamos muitos quilômetros este ano para entender o que podemos fazer individualmente e coletivamente para construir um futuro melhor. Reunimos nossas principais reflexões em um material especial
Há alguns dias, li um post aqui no LinkedIn que fazia uma crítica ao jornalismo “bunda” – aquele feito de dentro das redações, com o jornalista sentado em frente ao computador. Essa é uma questão complexa, que envolve a precarização da nossa profissão, o enxugamento das redações e os baixos salários que são padrão de mercado, mas que no fim faz muito sentido.
As histórias que queremos contar, as soluções que buscamos, estão “por aí”, não dentro de uma telinha. E conhecê-las pessoalmente faz toda a diferença.
É por isso, inclusive, que cobrir eventos é algo que está no centro do nosso trabalho. Nessas ocasiões, a gente sai do quentinho do escritório para ver, ouvir e trocar ideias. Sempre vale a pena!
Só em 2024, cobrimos 10 eventos, em cinco países. As coberturas foram sendo produzidas e publicadas ao longo do ano, mas decidimos organizar os principais insights e reflexões em um guia que você pode consultar sempre que quiser.
Esperamos que esse resumo do que vimos, ouvimos e absorvemos este ano sirva de referência e fonte de inspiração para líderes empresariais, formuladores de políticas públicas, pesquisadores, empreendedores sociais e todos aqueles comprometidos em contribuir para a construção de um futuro sustentável, inclusivo e próspero.
Para ler, basta clicar aqui.
E assim abrimos a última Farol de 2024! 🙂
Obrigada pela companhia ao longo deste ano. Produzir essa newsletter quinzenalmente foi um dos maiores prazeres profissionais de 2024 para mim. 💛
Boas festas e um excelente 2025. Que seja um ano de luta, força, esperança e muito afeto!
Cofundadora e Head de Conteúdo
PS: Se você curte a Farol, posso te pedir um presente de Natal? Encaminha esta edição para alguém que pode se interessar. A gente agradece muitíssimo. 🙂
*Farol da Economia Regenerativa é a newsletter d’A Economia B. Assine gratuitamente e passe a recebê-la por e-mail.
E se a gente trabalhasse juntos?
O ano de 2024 nem chegou ao fim e já listamos mais de 40 eventos para cobrir em 2025. Se você quiser ver a planilha completa, basta clicar aqui e pedir acesso. Eu libero pra você! 😉
Desenvolvemos um serviço específico para transformar nossa curadoria de conteúdo e coberturas de eventos e festivais na Europa em ações de comunicação, letramento e treinamento para ajudar sua organização a navegar pelas complexidades dessa era de policrise e urgências climáticas.
Quer saber como funciona? Acesse esta página. Se preferir bater um papo, agende uma reunião com o João.
Deu n’A Economia B
Uma seleção de algumas das boas notícias e histórias que contamos em 2024. Acesse aeconomiab.com e confira muuuitas outras! 🙂
🎮 Diversão + solidariedade
Roblox lança Mission: Hunger, jogo que doa uma refeição real para cada refeição servida na cozinha comunitária virtual.
🎤 Quem canta as mudanças climáticas espanta
Movimento de corais contra as mudanças climáticas realiza protestos pacíficos no Reino Unido.
🇫🇷 Liberdade, igualdade, fraternidade e sustentabilidade
França considera taxar roupas de “ultra fast fashion” para compensar impacto ambiental. Governo também planeja proibir publicidade e introduzir um sistema de incentivos financeiros para incentivar moda sustentável.
🇩🇰 Copenhague oferece recompensas para turistas e moradores que realizam “ações verdes”
Usar transporte público e fazer trabalho voluntário em uma fazenda urbana são algumas das ações que geram recompensas em 24 atrações da capital dinamarquesa.
🇧🇷 Estudantes do Sergipe desenvolvem tecnologia para purificar água
Solução que tem custo de produção de apenas R$ 0,01 por litro utiliza quiabos descartados como coagulante natural para tornar a água argilosa própria para consumo.
👨🦰👩 Paridade de gênero: a primeira medalha de ouro das Olimpíadas de Paris
Pela primeira vez na história, Jogos Olímpicos tiveram paridade de gênero em número de atletas.
👵 “Vovós pelo clima” vencem ação climática contra a Suíça
Tribunal decide que a inação do governo suíço no controle da crise climática viola direitos humanos fundamentais e condena país a pagar cerca de 430 mil reais às “vovós pelo clima”.
🇳🇱 Cidade holandesa faz história ao proibir publicidade de combustíveis fósseis
Lei aprovada em Haia proíbe publicidade de produtos de combustíveis fósseis e de serviços de alta emissão de carbono a partir de janeiro de 2025.
🗺️ Billie Eilish e Google Maps se unem para incentivar práticas sustentáveis
Por meio da parceria, fãs que forem aos shows da nova turnê da cantora terão acesso a dicas de como se locomover de forma sustentável e onde comer refeições à base de plantas.
🍿 Hollywood na berlinda climática
The Climate Reality Check avalia a representação das mudanças climáticas em produções audiovisuais. Somente três filmes indicados ao Oscar deste ano passaram no teste.
Pensamentos que iluminam e ecoam
“Precisamos de um sistema político em que possamos não apenas reagir a múltiplas crises – que vão continuar acontecendo –, mas também ter uma visão de longo prazo. Acredito que a melhor opção e a melhor oportunidade que temos aqui é reformar esse sistema político com a inclusão dos cidadãos de forma sistêmica, e obviamente também a inclusão dos jovens.”
Adélaïde Charlier, cofundadora do movimento Youth for Climate Belgium
Empresas que são forças para o bem
🇳🇱[Oma’s Soep] Receita para combater a solidão
Segundo a Organização Mundial da Saúde (WHO), de 20 a 34% dos idosos na China, Europa, América Latina e Estados Unidos se sentem solitários. Esse dado preocupa porque a solidão na terceira idade pode prejudicar a saúde mental e física dos idosos, e até mesmo encurtar suas vidas.
A Oma’s Soep nasceu para ajudar a mudar essa situação na Holanda (onde metade da população com mais de 60 anos corre risco de isolamento social e ⅓ se sente solitária).
A empresa, que vende sopas e refeições frescas seguindo receitas autênticas de avós, destina pelo menos 50% de seu lucro para a fundação Oma’s Soep tegen Eenzaamheid, que combate a solidão entre os idosos. A fundação organiza atividades semanais, como Dias de Cozinha e Dias de Sopa-em-casa, conectando jovens e idosos em 12 cidades holandesas.
Vem aí: Estudo B #7
A Oma’s Soep é uma das empresas que estará no novo relatório da série Estudos B. O “Estudo B #7 – Pangeia, onde boas ideias se encontram” será um guia sobre inovação, tendências e histórias de impacto no setor de alimentos e bebidas na América Latina (de onde viemos – e para onde sempre olhamos) e Europa (onde parte da nossa equipe está baseada).
Nas páginas do nosso novo guia, você vai conhecer organizações que estão ajudando a tornar o mercado de alimentos e bebidas justo e regenerativo.
Nossa ideia era lançá-lo este ano, mas resolvemos dar uns passos atrás para garantir a qualidade desse projeto. Mas no início de 2025 ele vem aí. Siga de olho na Farol para não perder o lançamento!
Você sabia que…
… a Suíça vai exigir que as empresas divulguem planos para neutralidade climática?
As novas normas de divulgação de sustentabilidade – que estão em consulta pública e têm previsão de entrar em vigor em 2026 – exigirão que grandes empresas e instituições financeiras reportem emissões de gases de efeito estufa (GEE), riscos climáticos e planos de transição seguindo padrões globais como o ISSB (International Sustainability Standards Board) e o ESRS (European Sustainability Reporting Standards), que fornecem diretrizes detalhadas para relatórios climáticos.
Tomara que essa moda pegue! 🙂
Farol Recomenda
[Receitas] Um cardápio de Natal diferente
A produção da Farol começa no Slack. Lá, temos um canal em que nosso time compartilha sugestões de pauta para cada edição. Cabe a mim escolher o que entra ou não.
Quase toda semana o João recomenda algum conteúdo da Heura Foods (uma marca espanhola que produz hambúrgueres, embutidos, empanados etc., à base de plantas), que de fato desenvolve iniciativas de comunicação bem interessantes.
Até hoje, porém, meu excelentíssimo marido e sócio nunca tinha conseguido emplacar uma dessas sugestões porque no fim eu sentia que tinha algo mais importante para o momento. 🙃 Mas finalmente chegou a hora de realizar a vontade dele. 😀
Em parceria com o apresentador da versão espanhola do programa de TV Art Attack (quem lembra da versão que passava no Brasil?!), a Heura criou uma série de receitas deliciosas para tentar reverter a tendência anual de crescimento e 15% no consumo de carne nas festas de fim de ano. O resultado é divertido e, claro, inspirador para os millennials que vão ter que ir pra cozinha nas próximas duas semanas.
Vale o play!
Aqui tem nove receitas de canapés veganos que parecem bem apetitosos.
Leia também:
Por que a dieta baseada em plantas é uma solução climática?
[Vídeo] O pessimismo não vai salvar o planeta, mas nós podemos.
Hannah Ritchie é uma pesquisadora da Universidade de Oxford e do Our World em Data que se apresenta como uma “otimista urgente”. Na prática, isso significa que ela entende que para o futuro ser melhor, a gente precisa agir. E, segundo ela, nós já estamos agindo.
Neste vídeo, Hannah fala sobre soluções que já existem nas quatro áreas mais emissoras de gases de efeito estufa: energia, transporte, alimentação e construção.
Vale o play → É possível assistir ao vídeo com legendas automáticas em português.
[Este espaço é para você]
Normalmente a seção “Farol Recomenda” traz (pelo menos) três boas dicas. Dessa vez, porém, eu queria pedir a você uma sugestão para completar a lista. Pode ser? 🙂
Pode recomendar livro, podcast, vídeo, artigo, filme, série, música… o que você quiser. A ideia é a gente fechar o ano trocando um pouco mais. Que tal?
A Farol da Economia Regenerativa condena práticas como greenwashing, socialwashing, diversitywashing e wellbeing washing. As informações compartilhadas aqui passam por um processo de checagem feito pelo nosso time de jornalistas, porém, sabemos que muitas vezes à primeira vista pode não ser fácil distinguir iniciativas legítimas de tentativas de greenwashing, por exemplo. Acredita que algo não deveria estar aqui? Fique à vontade para nos procurar.