Estudo da Deloitte aponta que, apesar dos avanços, desafios em infraestrutura e licenciamento ainda limitam a expansão das energias renováveis
O setor de energias renováveis está em expansão para atender à crescente demanda global por energia limpa, revelou o 2025 Renewable Energy Industry Outlook, desenvolvido pela Deloitte.
O documento mostra que, em 2024, a oferta de energia solar cresceu 88% globalmente e ultrapassou a hidrelétrica e a nuclear, tornando-se a quarta maior fonte em capacidade instalada no mundo. Além disso, a fonte eólica superou a geração de energia a carvão por dois meses consecutivos, marcando um feito histórico.
Esse avanço foi impulsionado por investimentos recordes em fontes solar e eólica, além de avanços no armazenamento energético por baterias, que cresceu 64% em 2024.
Ao mesmo tempo, porém, desafios nas cadeias de suprimento e processos de licenciamento ainda limitam o ritmo de expansão, especialmente na energia eólica.
Apesar dessas barreiras, o avanço do setor pode ser garantido por meio de inovações tecnológicas, pela integração de soluções como inteligência artificial (IA) e por políticas públicas estratégicas. O estudo destaca que esses fatores serão cruciais para acelerar a transição energética nos próximos anos.
O estudo indica que as políticas governamentais estão cada vez mais alinhadas com objetivos de competitividade econômica e segurança energética. Os investimentos em cleantechs atingiram um recorde de US$ 71 bilhões no terceiro trimestre de 2024, sinalizando um forte compromisso com o setor.
A demanda crescente por processamento de IA está impulsionando uma nova onda de expansão renovável. Para se ter uma ideia, os data centers já contrataram cerca de 34 GW de capacidade solar e eólica, representando quase metade de todas as contratações corporativas de renováveis nos EUA.
Inovações em armazenamento de longa duração, células solares avançadas e sistemas geotérmicos aprimorados estão tornando possível a geração renovável contínua. O hidrogênio verde e as baterias de ferro-ar emergem como soluções promissoras, com projetos piloto já em desenvolvimento.
As baterias de ferro-ar utilizam a oxidação e redução do ferro para armazenar e liberar energia. Com isso, oferecem uma alternativa de baixo custo e longa duração para equilibrar redes elétricas intermitentes. Saiba mais.
O setor de energia limpa foi responsável por mais da metade dos novos empregos em energia criados em 2023, com crescimento duas vezes maior que a média da economia. A energia solar lidera, representando dois terços dos empregos em renováveis.
Leia também: Economia verde impulsiona transformação no mercado de trabalho global
As renováveis estão assumindo papel central na remoção direta de carbono da atmosfera. O mercado de créditos de remoção de carbono cresceu de 4 milhões para 6,6 milhões de toneladas entre 2023 e 2024, com as tecnologias renováveis respondendo por 84% das compras.
Por fim, o estudo ressalta a necessidade de maior colaboração entre os setores público e privado, além de investimentos em tecnologias como armazenamento de longa duração, sistemas geotérmicos aprimorados e IA para acelerar o crescimento das energias renováveis.
→ O relatório 2025 Renewable Energy Industry Outlook está disponível na íntegra, em inglês, aqui.
Leia também:
Crescimento de energias renováveis no Brasil está atrelado à grilagem de terras
O Farol da Economia Regenerativa é uma solução de curadoria de conteúdo sobre ESG, sustentabilidade, impacto e regeneração. Funciona como um programa de aprendizado contínuo e é planejado sob medida para sua equipe e organização.
O Farol oferece palestras, treinamentos, notícias, tendências, insights, coberturas internacionais e uma curadoria exclusiva para a sua organização e seu time navegarem pelos temas mais urgentes da nossa era. Conheça o Farol e entre em contato para agendarmos uma conversa.
Estudo destaca iniciativas que fortalecem a infraestrutura de dados e governança para finanças sustentáveis no…
Iniciativa Closing the Footwear Loop visa acelerar a circularidade e reduzir o impacto ambiental da…
Financiamento insuficiente, regulamentação fragmentada e adoção lenta de tecnologias sustentáveis são obstáculos para a descarbonização…
Da transição energética aos mercados de carbono: como IA, risco social e capital privado impactam…
Com humor, especialistas rebatem argumentos usados por 'cunhados sabidões' contra energias renováveis e mostram que,…
Novo plano climático britânico prevê ainda triplicar energia renovável, proteger biodiversidade e investir £11,6 bilhões…
Este site utiliza cookies.
Deixe um comentário