ESG

Empresa britânica cria programa de compartilhamento de energia solar

Ao possibilitar a doação de energia solar excedente, Octopus Energy impulsiona sustentabilidade e combate a pobreza energética, tornando a energia renovável uma ferramenta de transformação social

As desigualdades sociais impactam diretamente a vida de milhões de pessoas em todo o mundo, inclusive em áreas menos visíveis, como o consumo e a distribuição de energia. Enquanto alguns têm acesso a fontes renováveis, como a energia solar, outros ainda enfrentam barreiras nesse setor.

Famílias em situação de vulnerabilidade frequentemente pagam contas de energia elevadas devido à ineficiência energética de suas moradias e à falta de programas de incentivo para tecnologias limpas. Em contrapartida, lares com maior poder aquisitivo podem investir em energias renováveis, reduzindo despesas e, em muitos casos, até gerando excedente, que é vendido para a rede.

Para ajudar a minimizar esse problema, a empresa britânica Octopus Energy lançou um projeto piloto que expande seu compromisso com a energia renovável e o apoio comunitário. Com sua tecnologia que facilita o monitoramento do consumo de energia em tempo real e o uso eficiente de fontes sustentáveis, o programa, chamado Octopus Solar Sharing, permite a doação do excedente de energia para causas sociais, beneficiando pessoas em situação de vulnerabilidade energética.

Na prática, em vez de vender o excesso de energia para a rede elétrica, os clientes participantes podem direcionar a energia não utilizada para instituições como a National Energy Action (NEA), que auxilia famílias de baixa renda. Cada quilowatt-hora doado é complementado pela Octopus Energy com uma doação adicional de £0,15, beneficiando diretamente as organizações de apoio.

Com mais de 1,4 milhão de residências no Reino Unido já equipadas com painéis solares, o projeto piloto visa inspirar outras empresas e clientes a se unirem à revolução solar e a transformar a energia verde em uma fonte de transformação social.

Leia também: Não há desenvolvimento sustentável sem redução das desigualdades (ODS 10)


Conheça a nossa plataforma de curadoria e treinamento B2B sobre impacto, ESG e regeneração

Farol da Economia Regenerativa é uma solução de curadoria de conteúdo sobre ESG, sustentabilidade, impacto e regeneração. Funciona como um programa de aprendizado contínuo e é planejado sob medida para sua equipe e organização.

O Farol oferece palestras, treinamentos, notícias, tendências, insights, coberturas internacionais e uma curadoria exclusiva para a sua organização e seu time navegarem pelos temas mais urgentes da nossa era. Conheça o Farol e entre em contato para agendarmos uma conversa.

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Redação A Economia B

Posts recentes

  • ODS

Casas de plástico reciclado impressas em 3D viram abrigo emergencial em LA

Ordem executiva da prefeitura e inovação na construção civil garantem moradia rápida e acessível para…

abril 3, 2025
  • Inovação

Turbinas eólicas aposentadas viram pranchas de surfe

Empresa de energia renovável transforma turbinas eólicas aposentadas em pranchas de surfe — e antecipa…

abril 2, 2025
  • ESG

Reino Unido define novos padrões para investimentos em natureza

Medida busca atrair investimentos sustentáveis, evitar greenwashing e fomentar crescimento econômico Com o objetivo de…

abril 1, 2025
  • ODS

União Europeia firma acordo para reduzir desperdício de alimentos e resíduos têxteis

Com novas responsabilidades ambientais voltadas para fabricantes e consumidores, proposta prevê cortes significativos no desperdício…

março 31, 2025
  • ESG

Governo federal lança plataforma para mapear negócios de impacto social e ambiental

Batizada de Cadimpacto, a nova ferramenta facilita conexão entre empreendedores de impacto e investidores O…

março 25, 2025
  • ESG

Emissões do setor de edificações estagnam pela primeira vez desde 2020

Relatório da ONU revela que, apesar dos avanços, setor de edificações ainda é um dos…

março 21, 2025

Este site utiliza cookies.