Eventos organizados pela empresa sueca incentivam a economia circular e promovem interações comunitárias
De acordo com o Circularity Gap Report 2024, apesar de as discussões sobre a economia circular terem triplicado nos últimos cinco anos, o consumo humano de recursos naturais continua crescendo, causando queda nas taxas globais de circularidade ano após ano. O índice de materiais reciclados, por exemplo, caiu de 9,1% em 2018 para 7,2% em 2023.
Para mudar essa realidade, é preciso que iniciativas de organizações privadas e também do poder público que facilitem a economia circular sejam colocadas em prática.
A IKEA, por exemplo, tem o objetivo de se tornar um negócio circular até 2030. Além disso, quer “carregar” seus clientes junto.
Os mercados de pulga que acontecerão entre abril e junho deste ano e estacionamentos de várias lojas europeias da empresa sueca fazem parte dessa estratégia.
Nesses eventos, membros do programa IKEA Family poderão vender móveis e acessórios usados (como roupas, livros, brinquedos) para outros clientes da marca. Além disso, a empresa também venderá seus próprios itens de ponta de estoque e de segunda mão.
Essa iniciativa visa promover a sustentabilidade e o engajamento comunitário, criando uma plataforma física para interação social.
Leia também: Como o setor privado pode impulsionar sistemas de produção e consumo mais sustentáveis
Conheça a nossa plataforma de curadoria e treinamento B2B sobre impacto, ESG e regeneração
O Farol da Economia Regenerativa é uma solução de curadoria de conteúdo sobre ESG, sustentabilidade, impacto e regeneração. Funciona como um programa de aprendizado contínuo e é planejado sob medida para sua equipe e organização.
O Farol oferece palestras, treinamentos, notícias, tendências, insights, coberturas internacionais e uma curadoria exclusiva para a sua organização e seu time navegarem pelos temas mais urgentes da nossa era. Conheça o Farol e entre em contato para agendarmos uma conversa.