Ferramenta criada pela Asana usa Inteligência Artificial para responder a perguntas diretas sobre sustentabilidade, tornando o relatório ESG da startup mais acessível
Os relatórios de sustentabilidade são essenciais para que as empresas comuniquem suas práticas, desempenho e compromissos relacionados a questões ambientais, sociais e de governança (ESG). Porém, por serem frequentemente densos e extensos, muitos stakeholders têm dificuldade em consumir essas informações de forma eficaz, o que limita o impacto desses relatórios na sociedade e nos negócios.
Para tornar as informações do seu relatório de sustentabilidade mais acessíveis, a Asana, uma plataforma de software baseada em nuvem que auxilia equipes na gestão de projetos e tarefas, lançou um chatbot de Inteligência Artificial (IA) que permite que os usuários façam perguntas diretas (inclusive em português) sobre as práticas da empresa, fornecendo respostas baseadas no seu Relatório ESG para o ano fiscal de 2024.
“Ele também pode ajudar os usuários a compreender conceitos-chave com os quais talvez não estejam familiarizados e responder a perguntas de imediato”, complementa.
A ferramenta de fato oferece um meio prático para entender tópicos complexos, como emissões de carbono, diversidade e inclusão, ou práticas de energia renovável.
No entanto, pode apresentar algumas interpretações imprecisas ou simplificadas das informações, exigindo do usuário um olhar crítico, além da revisão do próprio relatório para entender o que está sendo feito e quais são os pontos fortes e fracos da estratégia de sustentabilidade da Asana.
Ainda assim, essa iniciativa representa um avanço significativo na comunicação de sustentabilidade, tornando os relatórios mais acessíveis e interativos.
Além disso, reflete o crescente uso de IA para automatizar e simplificar a elaboração e disseminação de relatórios ESG, especialmente à medida que as exigências regulatórias e o interesse por práticas sustentáveis aumentam.
Converse com o bot de IA da Asana e entenda melhor seu funcionamento aqui.
Leia também: Boas práticas em relatórios de sustentabilidade
O Farol da Economia Regenerativa é uma solução de curadoria de conteúdo sobre ESG, sustentabilidade, impacto e regeneração. Funciona como um programa de aprendizado contínuo e é planejado sob medida para sua equipe e organização.
O Farol oferece palestras, treinamentos, notícias, tendências, insights, coberturas internacionais e uma curadoria exclusiva para a sua organização e seu time navegarem pelos temas mais urgentes da nossa era. Conheça o Farol e entre em contato para agendarmos uma conversa.
Ordem executiva da prefeitura e inovação na construção civil garantem moradia rápida e acessível para…
Empresa de energia renovável transforma turbinas eólicas aposentadas em pranchas de surfe — e antecipa…
Medida busca atrair investimentos sustentáveis, evitar greenwashing e fomentar crescimento econômico Com o objetivo de…
Com novas responsabilidades ambientais voltadas para fabricantes e consumidores, proposta prevê cortes significativos no desperdício…
Batizada de Cadimpacto, a nova ferramenta facilita conexão entre empreendedores de impacto e investidores O…
Relatório da ONU revela que, apesar dos avanços, setor de edificações ainda é um dos…
Este site utiliza cookies.
Deixe um comentário