ESG

CDP lança nova plataforma de dados ambientais

Novo questionário do CDP combina questões relacionadas a clima, florestas, água, biodiversidade e plásticos, com o objetivo de facilitar divulgações ambientais corporativas

O CDP, gestor da maior plataforma global de dados ambientais, lançou nesta semana um novo sistema para integrar informações sobre clima, florestas, segurança hídrica, plástico e biodiversidade. 

O novo questionário corporativo do CDP está alinhado ao padrão IFRS S2 – o padrão climático do International Sustainability Standards Board (ISSB) – e também com outros padrões importantes, como o Grupo de Trabalho sobre Divulgações Financeiras Relacionadas à Natureza (TNFD) e as normas da União Europeia (ESRS).

Este movimento visa aumentar a transparência ambiental e facilitar a definição de estratégias eficazes para a prevenção de desastres e a adaptação climática. Países que cobrem quase 55% do PIB global estão buscando o alinhamento obrigatório total com os padrões ISSB e o alinhamento do CDP tornará mais fácil o cumprimento. 

Mais de 24 mil organizações, incluindo empresas, cidades, estados e investidores, utilizam atualmente o CDP para divulgar suas práticas ambientais.

Uma análise do CDP divulgada ontem (05) mostra que a maioria das empresas divulgadoras já está bem preparada, com quase 60% das empresas listadas já reportando a maioria dos pontos de dados alinhados com o IFRS S2 no questionário do CDP.

“Existem razões comerciais convincentes para divulgar dados ambientais: garantir o acesso ao capital, impulsionar a eficiência empresarial e responder aos crescentes requisitos de conformidade. Estas exigências de divulgação afetam o sucesso do negócio principal, tanto no país como no exterior”, disse Sherry Madera, CEO do CDP, em nota

Segundo ela, a nova plataforma garante que os dados divulgados uma vez possam ser usados por investidores, credores e equipes de compras em todo o mundo.

Leia também: Brasil anuncia adoção de padrão global de relatórios de sustentabilidade


Conheça a nossa plataforma de curadoria e treinamento B2B sobre impacto, ESG e regeneração

Farol da Economia Regenerativa é uma solução de curadoria de conteúdo sobre ESG, sustentabilidade, impacto e regeneração. Funciona como um programa de aprendizado contínuo e é planejado sob medida para sua equipe e organização.

O Farol oferece palestras, treinamentos, notícias, tendências, insights, coberturas internacionais e uma curadoria exclusiva para a sua organização e seu time navegarem pelos temas mais urgentes da nossa era. Conheça o Farol e entre em contato para agendarmos uma conversa.

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Redação A Economia B

Posts recentes

  • ODS

Brasil enfrenta impactos climáticos acima da média global, alerta relatório

Estudo “Mudança do Clima no Brasil – síntese atualizada e perspectivas para decisões estratégicas” aponta…

novembro 8, 2024
  • Newsletter

Farol #28 – Guia antigreenwashing para empresas

Conhecer as diferentes tonalidades de "lavagem verde" é o primeiro passo para mantê-las bem longe…

novembro 7, 2024
  • ESG

Guia orienta financiamento para adaptação e resiliência climática

Documento propõe diretrizes e oportunidades para facilitar o financiamento de projetos de adaptação e resiliência…

novembro 6, 2024
  • Inovação

Turbina eólica desativada se torna opção de moradia

“Tiny house” construída a partir de turbina eólica desativada tem 35 m², é autossuficiente em…

novembro 5, 2024
  • Inovação

Borra de café pode ajudar a purificar a água?

CoffeeBots, solução feita a partir da borra de café, é capaz de remover óleo, microplásticos…

novembro 4, 2024
  • ESG

Novas resoluções da CVM estabelecem padrões de transparência e sustentabilidade

CVM 217, 218 e 219 trazem requisitos obrigatórios para a divulgação de informações ESG, alinhando…

novembro 1, 2024

Este site utiliza cookies.