ESG

CDP lança nova plataforma de dados ambientais

Novo questionário do CDP combina questões relacionadas a clima, florestas, água, biodiversidade e plásticos, com o objetivo de facilitar divulgações ambientais corporativas

O CDP, gestor da maior plataforma global de dados ambientais, lançou nesta semana um novo sistema para integrar informações sobre clima, florestas, segurança hídrica, plástico e biodiversidade. 

O novo questionário corporativo do CDP está alinhado ao padrão IFRS S2 – o padrão climático do International Sustainability Standards Board (ISSB) – e também com outros padrões importantes, como o Grupo de Trabalho sobre Divulgações Financeiras Relacionadas à Natureza (TNFD) e as normas da União Europeia (ESRS).

Este movimento visa aumentar a transparência ambiental e facilitar a definição de estratégias eficazes para a prevenção de desastres e a adaptação climática. Países que cobrem quase 55% do PIB global estão buscando o alinhamento obrigatório total com os padrões ISSB e o alinhamento do CDP tornará mais fácil o cumprimento. 

Mais de 24 mil organizações, incluindo empresas, cidades, estados e investidores, utilizam atualmente o CDP para divulgar suas práticas ambientais.

Uma análise do CDP divulgada ontem (05) mostra que a maioria das empresas divulgadoras já está bem preparada, com quase 60% das empresas listadas já reportando a maioria dos pontos de dados alinhados com o IFRS S2 no questionário do CDP.

“Existem razões comerciais convincentes para divulgar dados ambientais: garantir o acesso ao capital, impulsionar a eficiência empresarial e responder aos crescentes requisitos de conformidade. Estas exigências de divulgação afetam o sucesso do negócio principal, tanto no país como no exterior”, disse Sherry Madera, CEO do CDP, em nota

Segundo ela, a nova plataforma garante que os dados divulgados uma vez possam ser usados por investidores, credores e equipes de compras em todo o mundo.

Leia também: Brasil anuncia adoção de padrão global de relatórios de sustentabilidade


Conheça a nossa plataforma de curadoria e treinamento B2B sobre impacto, ESG e regeneração

Farol da Economia Regenerativa é uma solução de curadoria de conteúdo sobre ESG, sustentabilidade, impacto e regeneração. Funciona como um programa de aprendizado contínuo e é planejado sob medida para sua equipe e organização.

O Farol oferece palestras, treinamentos, notícias, tendências, insights, coberturas internacionais e uma curadoria exclusiva para a sua organização e seu time navegarem pelos temas mais urgentes da nossa era. Conheça o Farol e entre em contato para agendarmos uma conversa.

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Redação A Economia B

Posts recentes

  • ODS

Casas de plástico reciclado impressas em 3D oferecem abrigo emergencial em LA

Ordem executiva da prefeitura e inovação na construção civil garantem moradia rápida e acessível para…

abril 3, 2025
  • Inovação

Turbinas eólicas aposentadas viram pranchas de surfe

Empresa de energia renovável transforma turbinas eólicas aposentadas em pranchas de surfe — e antecipa…

abril 2, 2025
  • ESG

Reino Unido define novos padrões para investimentos em natureza

Medida busca atrair investimentos sustentáveis, evitar greenwashing e fomentar crescimento econômico Com o objetivo de…

abril 1, 2025
  • ODS

União Europeia firma acordo para reduzir desperdício de alimentos e resíduos têxteis

Com novas responsabilidades ambientais voltadas para fabricantes e consumidores, proposta prevê cortes significativos no desperdício…

março 31, 2025
  • ESG

Governo federal lança plataforma para mapear negócios de impacto social e ambiental

Batizada de Cadimpacto, a nova ferramenta facilita conexão entre empreendedores de impacto e investidores O…

março 25, 2025
  • ESG

Emissões do setor de edificações estagnam pela primeira vez desde 2020

Relatório da ONU revela que, apesar dos avanços, setor de edificações ainda é um dos…

março 21, 2025

Este site utiliza cookies.