ODS

Casas de plástico reciclado impressas em 3D viram abrigo emergencial em LA

Ordem executiva da prefeitura e inovação na construção civil garantem moradia rápida e acessível para vítimas da tragédia ambiental

No início do ano, Los Angeles enfrentou a maior tragédia ambiental de sua história. Os incêndios florestais que devastaram a cidade entre 7 e 31 de janeiro forçaram mais de cem mil pessoas a deixar suas casas, tornando urgente a busca por soluções rápidas de moradia.

As tiny homes (microcasas de cerca de 11 m²) impressas em 3D e feitas a partir de plástico reciclado, criadas pela Azure Printed Homes, estão entre as iniciativas que buscam acelerar a reconstrução da cidade californiana.

Utilizando uma tecnologia que reduz em até 70% o tempo de construção, a empresa imprime as estruturas externas em um único dia, possibilitando que milhares de desabrigados tenham rapidamente um lugar para morar.

Além da rapidez, essas moradias feitas a partir de polímeros reciclados e fibra de vidro são sustentáveis, resistentes ao clima e possuem alta eficiência energética e durabilidade. Como plásticos são inflamáveis, a Azure usa materiais adicionais com retardantes de chama para aumentar a resistência.

Cada casa (que custa a partir de US$ 35 mil) é feita de cerca de 100 mil garrafas plásticas recicladas e pode ser concluída em até cinco semanas. Ao final do processo de construção, as unidades são transportadas da fábrica da empresa diretamente para os terrenos das famílias afetadas.

Imagem: Azure Homes

Leia também: Startup etíope transforma lixo plástico em materiais de construção

Esforços conjuntos

Para viabilizar essa resposta emergencial, a prefeita de Los Angeles, Karen Bass, emitiu uma ordem executiva que elimina barreiras regulatórias para a instalação de moradias temporárias. 

Além disso, em resposta à alta demanda, a Azure Homes triplicou sua capacidade produtiva, mantém operações ininterruptas e lançou uma campanha de financiamento coletivo para ampliar a produção e atender a mais vítimas dos incêndios.

Leia também:
“Vende-se casa com risco elevado de inundação”


Conheça a nossa plataforma de curadoria e treinamento B2B sobre impacto, ESG e regeneração

Farol da Economia Regenerativa é uma solução de curadoria de conteúdo sobre ESG, sustentabilidade, impacto e regeneração. Funciona como um programa de aprendizado contínuo e é planejado sob medida para sua equipe e organização.

O Farol oferece palestras, treinamentos, notícias, tendências, insights, coberturas internacionais e uma curadoria exclusiva para a sua organização e seu time navegarem pelos temas mais urgentes da nossa era. Conheça o Farol e entre em contato para agendarmos uma conversa.

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Tom Schiebel

Posts recentes

  • Inovação

Turbinas eólicas aposentadas viram pranchas de surfe

Empresa de energia renovável transforma turbinas eólicas aposentadas em pranchas de surfe — e antecipa…

abril 2, 2025
  • ESG

Reino Unido define novos padrões para investimentos em natureza

Medida busca atrair investimentos sustentáveis, evitar greenwashing e fomentar crescimento econômico Com o objetivo de…

abril 1, 2025
  • ODS

União Europeia firma acordo para reduzir desperdício de alimentos e resíduos têxteis

Com novas responsabilidades ambientais voltadas para fabricantes e consumidores, proposta prevê cortes significativos no desperdício…

março 31, 2025
  • ESG

Governo federal lança plataforma para mapear negócios de impacto social e ambiental

Batizada de Cadimpacto, a nova ferramenta facilita conexão entre empreendedores de impacto e investidores O…

março 25, 2025
  • ESG

Emissões do setor de edificações estagnam pela primeira vez desde 2020

Relatório da ONU revela que, apesar dos avanços, setor de edificações ainda é um dos…

março 21, 2025
  • ESG

Google lança calculadora para medir pegada de carbono de anúncios

Carbon Footprint for Google Ads ajuda anunciantes a monitorar o impacto ambiental do marketing digital…

março 20, 2025

Este site utiliza cookies.