ESG

Brasil ganha mapeamento inédito sobre finanças sustentáveis

Estudo destaca iniciativas que fortalecem a infraestrutura de dados e governança para finanças sustentáveis no país e revela crescimento em empresas com metas climáticas validadas, posicionando o Brasil como referência regional em transparência financeira ambiental

O Climate Finance Hub Brasil (CFH Brasil) lançou um estudo que analisa a maturidade e as principais iniciativas do ecossistema de finanças sustentáveis no país. Intitulado Mapping Brazil’s Ecosystem for Climate Finance 2025, o levantamento identifica e analisa 37 iniciativasque já impactam diretamente 78% do mercado de capitais nacional.

O documento destaca a crescente transparência ambiental no Brasil, com mais de 1.100 empresas participando do Carbon Disclosure Project (CDP) em 2023, além da adoção de padrões globais como TCFD e ISSBAlém disso, aponta um avanço das metas climáticas, com um crescimento de 82% no número de empresas com compromissos validados pela Science Based Targets Initiative (SBTi), e indica que o setor financeiro tem papel fundamental na transição, com instituições brasileiras aderindo a alianças globais como a Net-Zero Banking Alliance.

Leia também: Adoção de metas baseadas na ciência cresce 102%

5 iniciativas que fortalecem o ecossistema de finanças sustentáveis no Brasil

Imagem: Divulgação

Entre as iniciativas mapeadas pelo relatório estão:

Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS)

Classificada como organização de representação setorial, o CEBDS reúne mais de 80 grupos empresariais brasileiros e atua como principal articulador do setor privado em sustentabilidade, promovendo práticas ESG e facilitando o diálogo entre empresas, governo e sociedade civil para impulsionar a transição para uma economia de baixo carbono.

Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA)

Posicionada como representante do setor financeiro, a ANBIMA tem avançado significativamente na integração de critérios ESG no mercado de capitais brasileiro. A associação desenvolve diretrizes e padrões para produtos financeiros sustentáveis, incluindo a criação de taxonomias para fundos verdes e ações de capacitação para gestores de ativos.

Aliança Brasileira de Finanças e Investimentos Sustentáveis (BRASFI)

Identificada como iniciativa de finanças sustentáveis, a BRASFI reúne instituições financeiras, reguladores e organizações da sociedade civil para desenvolver e implementar práticas de finanças sustentáveis no Brasil. A aliança trabalha para alinhar fluxos financeiros aos objetivos do Acordo de Paris e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

AdaptaBrasil

Categorizada como plataforma de conhecimento e base de dados, o AdaptaBrasil é um sistema de monitoramento e alerta desenvolvido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) que fornece dados sobre vulnerabilidade climática no Brasil. A plataforma oferece informações essenciais para análise de riscos climáticos físicos, apoiando decisões de investimento e políticas de adaptação.

MapBiomas

Classificada como ferramenta de tecnologia para rastreamento ambiental, o MapBiomas tornou-se referência internacional em transparência de dados sobre uso da terra e mudanças na cobertura vegetal no Brasil. A plataforma, que utiliza imagens de satélite e inteligência artificial, é fundamental para o monitoramento de desmatamento e emissões de carbono relacionadas à mudança no uso do solo, fornecendo dados essenciais para avaliação de riscos ambientais em investimentos.

Esses são apenas alguns exemplos do conjunto de iniciativas reunidas no relatório, que oferece uma visão estruturada sobre os esforços em curso para fortalecer as finanças sustentáveis no Brasil.

Em um momento fundamental para o avanço das metas climáticas – em particular no Brasil, com a expectativa da COP 30, que será realizada em novembro, no Pará –, o estudo consolida dados antes dispersos, fornecendo uma base estratégica para que o setor financeiro desenvolva estratégias de mitigação de riscos e transição para uma economia de baixo carbono.

Saiba mais:
O estudo Mapping Brazil’s Ecosystem for Climate Finance 2025: Initiatives, Frameworks, and Disclosure in Brazil está disponível na íntegra, em inglês, neste link.

Leia também:
Seis tendências de sustentabilidade e clima para 2025


Conheça a nossa plataforma de curadoria e treinamento B2B sobre impacto, ESG e regeneração

Farol da Economia Regenerativa é uma solução de curadoria de conteúdo sobre ESG, sustentabilidade, impacto e regeneração. Funciona como um programa de aprendizado contínuo e é planejado sob medida para sua equipe e organização.

O Farol oferece palestras, treinamentos, notícias, tendências, insights, coberturas internacionais e uma curadoria exclusiva para a sua organização e seu time navegarem pelos temas mais urgentes da nossa era. Conheça o Farol e entre em contato para agendarmos uma conversa.

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Redação A Economia B

Posts recentes

  • ODS

Energia solar cresce 88% e impulsiona crescimento global de renováveis

Estudo da Deloitte aponta que, apesar dos avanços, desafios em infraestrutura e licenciamento ainda limitam…

fevereiro 13, 2025
  • ESG

14 grandes marcas se unem para impulsionar a circularidade na indústria de calçados

Iniciativa Closing the Footwear Loop visa acelerar a circularidade e reduzir o impacto ambiental da…

fevereiro 12, 2025
  • ESG

8 estratégias de colaboração para impulsionar a descarbonização da indústria

Financiamento insuficiente, regulamentação fragmentada e adoção lenta de tecnologias sustentáveis são obstáculos para a descarbonização…

fevereiro 10, 2025
  • Tendências

Seis tendências de sustentabilidade e clima para 2025

Da transição energética aos mercados de carbono: como IA, risco social e capital privado impactam…

fevereiro 7, 2025
  • Newsletter

Farol #33 – O humor como ferramenta para combater a desinformação climática

Com humor, especialistas rebatem argumentos usados por 'cunhados sabidões' contra energias renováveis e mostram que,…

fevereiro 6, 2025
  • Notícias B

Reino Unido se compromete a reduzir suas emissões em 81% até 2035

Novo plano climático britânico prevê ainda triplicar energia renovável, proteger biodiversidade e investir £11,6 bilhões…

fevereiro 4, 2025

Este site utiliza cookies.