ESG

Bloomberg apresenta ferramenta que facilita gestão de riscos ambientais

Nova ferramenta da Bloomberg facilita gestão de riscos ambientais para investidores
Foto de Xavier von Erlach na Unsplash

Solução fornece insights sobre questões como a dependência de uma empresa em relação à natureza, riscos de biodiversidade, estresse hídrico e exposição ao desmatamento, auxiliando investidores a tomar decisões de investimento conscientes

À medida que a conscientização global sobre a perda de biodiversidade se intensifica, torna-se essencial que os investidores disponham de ferramentas eficazes para avaliar e mitigar os riscos ambientais que seus portfólios podem representar para a natureza e o meio ambiente. Nesta semana, a Bloomberg apresentou uma solução voltada a simplificar esse processo, auxiliando os investidores a tomar decisões mais conscientes.

A ferramenta integra dados sobre biodiversidade e capital natural aos indicadores ESG já fornecidos pela empresa global de mídia, dados e tecnologia, permitindo que investidores compreendam melhor a exposição de seus ativos a fatores ambientais.

Na prática, a solução avalia questões como: 

  • Percentual da receita da empresa em setores de alto risco para a natureza; 
  • Envolvimento com commodities associadas ao desmatamento; 
  • Percentual de ativos em áreas preservadas; 
  • Exposição a regiões com estresse hídrico; 
  • Gestão de riscos relacionados à natureza, como governança e políticas, fornecimento sustentável de commodities naturais, além de práticas de gestão de poluição, resíduos e água.

Esses insights são acompanhados por dados geoespaciais que mostram a proximidade dos ativos das empresas a áreas naturais preservadas, o que auxilia investidores a mensurar o risco e identificar oportunidades de mitigação dos impactos ambientais. 

Disponível no Terminal Bloomberg e por meio do Data License, a ferramenta atende às exigências de relatórios financeiros relacionados à natureza, facilitando a tomada de decisão e o alinhamento com a Força-Tarefa sobre Divulgações Financeiras Relacionadas à Natureza.

Em nota, Christian O’Dwyer, gerente de produto da Bloomberg, destacou que a solução oferece uma visão abrangente e cientificamente fundamentada dos riscos e dependências das empresas em relação à natureza, promovendo um modelo de investimento mais consciente e sustentável.

Leia também: GRI e TNFD se unem para facilitar a elaboração de relatórios de sustentabilidade


Conheça a nossa plataforma de curadoria e treinamento B2B sobre impacto, ESG e regeneração

Farol da Economia Regenerativa é uma solução de curadoria de conteúdo sobre ESG, sustentabilidade, impacto e regeneração. Funciona como um programa de aprendizado contínuo e é planejado sob medida para sua equipe e organização.

O Farol oferece palestras, treinamentos, notícias, tendências, insights, coberturas internacionais e uma curadoria exclusiva para a sua organização e seu time navegarem pelos temas mais urgentes da nossa era. Conheça o Farol e entre em contato para agendarmos uma conversa.

farol da economia regenerativa

Redação A Economia B

Os conteúdos assinados por Redação A Economia B são produzidos coletivamente pelo nosso time de jornalistas. Pauta, apuração, produção e edição são parte de um esforço compartilhado para oferecer a você a melhor curadoria de conteúdo sobre ESG, sustentabilidade, impacto e regeneração.

Série Estudos B

Guia para empresas