ESG

Big techs formam coalizão para escalar projetos de remoção de carbono

Fundada por Microsoft, Meta, Google e Salesforce, a Coalizão Symbiosis visa adquirir até 20 milhões de toneladas de créditos de carbono de projetos baseados na natureza até 2030

A formação de alianças estratégicas entre grandes empresas pode ajudar a fomentar soluções eficazes para combater os impactos da crise climática no mundo todo. Um exemplo disso é a recém-formada Coalizão Symbiosis, criada pelas big techs Microsoft, Meta, Google e Salesforce e que tem a ambição de atrair outros outros compradores corporativos, desenvolvedores de projetos e investidores.

A coalizão pretende facilitar um compromisso de mercado antecipado (AMC) de até 20 milhões de toneladas de créditos de remoção de carbono baseados na natureza. Este é o primeiro e maior AMC já realizado para remoção de carbono baseada na natureza, equivalente em volume às metas de remoção de carbono do estado da Califórnia para 2030.

O objetivo da coalizão é enviar um forte sinal de demanda para acelerar o desenvolvimento de projetos de restauração de alto impacto, baseados na ciência, que avancem nas metas climáticas globais.

Em nota, o Google destacou que, embora projetos de remoção de carbono baseados na natureza – como a restauração de árvores e manguezais em ecossistemas danificados – sejam importantes para mitigar as mudanças climáticas e uma forma escalável de remover dióxido de carbono da atmosfera, a natureza é complexa e dinâmica; portanto, os sistemas ecológicos e econômicos interdependentes tornam o impacto climático desses projetos difícil de medir e verificar, dificultando sua expansão em todo o potencial.

A Symbiosis pretende resolver esse problema estabelecendo uma nova referência para projetos de restauração da natureza de classe mundial, com alta certeza de impacto climático positivo.

“Desenvolveremos critérios compartilhados para o design e a medição dos projetos, atualizaremos esses critérios com base na ciência mais recente e agruparemos a demanda por créditos de remoção de carbono que atendam ao nosso alto padrão. Também compartilharemos publicamente nossos critérios de projeto, ajudando outras empresas a adotar as melhores práticas e aumentar a confiança em projetos de remoção de carbono baseados na natureza”, explicou a empresa.

Leia também:
Cidades europeias apostam em soluções baseadas na natureza para enfrentar mudanças climáticas


Conheça a nossa plataforma de curadoria e treinamento B2B sobre impacto, ESG e regeneração

Farol da Economia Regenerativa é uma solução de curadoria de conteúdo sobre ESG, sustentabilidade, impacto e regeneração. Funciona como um programa de aprendizado contínuo e é planejado sob medida para sua equipe e organização.

O Farol oferece palestras, treinamentos, notícias, tendências, insights, coberturas internacionais e uma curadoria exclusiva para a sua organização e seu time navegarem pelos temas mais urgentes da nossa era. Conheça o Farol e entre em contato para agendarmos uma conversa.

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Redação A Economia B

Posts recentes

  • ODS

Casas de plástico reciclado impressas em 3D viram abrigo emergencial em LA

Ordem executiva da prefeitura e inovação na construção civil garantem moradia rápida e acessível para…

abril 3, 2025
  • Inovação

Turbinas eólicas aposentadas viram pranchas de surfe

Empresa de energia renovável transforma turbinas eólicas aposentadas em pranchas de surfe — e antecipa…

abril 2, 2025
  • ESG

Reino Unido define novos padrões para investimentos em natureza

Medida busca atrair investimentos sustentáveis, evitar greenwashing e fomentar crescimento econômico Com o objetivo de…

abril 1, 2025
  • ODS

União Europeia firma acordo para reduzir desperdício de alimentos e resíduos têxteis

Com novas responsabilidades ambientais voltadas para fabricantes e consumidores, proposta prevê cortes significativos no desperdício…

março 31, 2025
  • ESG

Governo federal lança plataforma para mapear negócios de impacto social e ambiental

Batizada de Cadimpacto, a nova ferramenta facilita conexão entre empreendedores de impacto e investidores O…

março 25, 2025
  • ESG

Emissões do setor de edificações estagnam pela primeira vez desde 2020

Relatório da ONU revela que, apesar dos avanços, setor de edificações ainda é um dos…

março 21, 2025

Este site utiliza cookies.