Medida busca alinhar o setor privado australiano aos esforços globais de descarbonização até 2050
Em 1º de janeiro deste ano, entrou em vigor uma lei na Austrália que torna os relatórios climáticos obrigatórios para empresas. A norma aprovada exige a divulgação de emissões de gases de efeito estufa (Escopos 1, 2 e 3) e a avaliação de riscos sob cenários de aquecimento de 1,5°C e 2°C em relação ao período pré-industrial.
Considerada a maior atualização nos relatórios corporativos em uma geração, a medida busca aumentar a transparência e a responsabilidade corporativa em relação à sustentabilidade. Inicialmente voltadas para grandes corporações, as regras serão ampliadas para milhares de empresas até 2027, alinhando-se aos padrões internacionais da ISSB e reforçando o papel do setor privado nos esforços de descarbonização.
Além disso, no ano passado, o Parlamento australiano aprovou a criação de uma Autoridade para a Economia de Emissões Líquidas Zero, que irá liderar a transição econômica do país para zerar emissões até 2050. A nova entidade terá como foco a requalificação de trabalhadores, especialmente em setores intensivos em emissões, e o apoio a empresas e investidores na transformação para uma economia sustentável.
Essas iniciativas fazem parte do compromisso da Austrália de reduzir as emissões em 43% até 2030, em comparação com os níveis de 2005, e de atingir a neutralidade de carbono até 2050.
Leia também:
Boas práticas em relatórios de sustentabilidade
O Farol da Economia Regenerativa é uma solução de curadoria de conteúdo sobre ESG, sustentabilidade, impacto e regeneração. Funciona como um programa de aprendizado contínuo e é planejado sob medida para sua equipe e organização.
O Farol oferece palestras, treinamentos, notícias, tendências, insights, coberturas internacionais e uma curadoria exclusiva para a sua organização e seu time navegarem pelos temas mais urgentes da nossa era. Conheça o Farol e entre em contato para agendarmos uma conversa.
Relatório alerta que temperatura média acima do limite estabelecido no Acordo de Paris intensifica eventos…
Guia reúne insights das coberturas de eventos que A Economia B realizou em 2024 e…
A principal conferência do clima do mundo acontecerá na Amazônia este ano. Mas tem muita,…
Demanda por profissionais com habilidades verdes cresceu 22% em 2023, revela nova edição do relatório…
Estado cobrará US$ 75 bilhões de empresas de combustíveis fósseis nos próximos 25 anos; setor…
Fortalecimento da agenda anti-ESG nos Estados Unidos contribui para saída de bancos norte-americanos de pacto…
Este site utiliza cookies.
Deixe um comentário