A Economia B Entrevista

O ativismo indígena e a proteção da Mata Atlântica e da humanidade

Shirley Krenak, ativista indígena de um dos povos originários da Mata Atlântica, alerta: “Todo mundo quer falar sobre questões climáticas, projetos ambientais ligados à proteção da terra, mas ninguém quer perguntar para os povos originários o que nós estamos achando disso”. 

Na semana passada, enquanto eu trabalhava na edição do vídeo que criamos a partir de encontros com a ativista indígena Shirley Djukurnã Krenak durante o B For Good Leaders Summit, em Amsterdam, a Câmara dos Deputados aprovou a Medida Provisória 1150 que, de maneira simples e direta, convida a um desastre ambiental.

Em resumo, o texto da MP (recheado de “jabutis” anteriormente retirados pelo Senado Federal) abre caminho para o desmatamento da Mata Atlântica (bioma brasileiro mais devastado) para obras de infraestrutura sem a necessidade de estudo prévio de impacto ambiental ou compensação. 

Como se não bastasse esse golpe contra as pautas ambientais e dos direitos dos povos indígenas – entre eles, muitos moradores e defensores da Mata Atlântica –, o PL 490/2007  foi aprovado na Câmara nesta terça-feira (30 de maio) com 283 votos a favor e 155 contra.

Conhecido como PL do Marco Temporal, esse projeto dificulta a demarcação de terras e enfraquece uma série de direitos dos indígenas.

Leia também: Os defensores da Mata Atlântica

“Quando a gente restaura um território, a gente restaura humanidade.” E quando a gente destrói?

No dia 10 de maio, quando chegamos ao Grand Hotel Krasnapolsky para retirar nossas credenciais e participar do coquetel de abertura do B For Good Leaders Summit, fomos surpreendidos por uma voz  marcante que ecoava por um salão luxuoso e repleto de lideranças globais.

Todos os presentes estavam atentos às palavras de Shirley Krenak, que pertence ao Povo Krenak, originário da Mata Atlântica.

Instantaneamente liguei a câmera e filmei os quase 10 minutos de um discurso forte e questionador que era traduzido em tempo real para uma audiência majoritariamente europeia. Em um evento que existe para fomentar a economia regenerativa, Shirley deu muito para os líderes pensarem. 

Mais tarde, ficaríamos sabendo sobre a agenda dedicada aos guardiões da sabedoria. Além de Shirley, lideranças de povos indígenas dos Estados Unidos, Quênia e Nova Zelândia também estavam lá.

“Todo mundo quer falar sobre questões climáticas, projetos ambientais falseados, projetos ambientais ligados à proteção da terra, mas ninguém quer perguntar para os povos originários o que nós estamos achando disso.”

Dois dias depois, Shirley conduziu uma experiência imersiva e de alto teor emocional na agenda oficial do evento. Durante cerca de uma hora, suas palavras fizeram os presentes se reconectarem consigo mesmos, com o grupo presente e com a Terra.

Momentos antes da palestra, convidei-a para uma entrevista. O vídeo que você vai assistir agora é resultado desses dois encontros.

Ererré, Shirley contou, significa ‘tudo de bom e positivo’, e inhauit, ‘muito bom’. Foi assim que ela finalizou a sua fala de abertura, e é assim que essa história começa. 

Ererré! 

Vá para a página inteira para visualizar e enviar o formulário.

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
João Guilherme Brotto

Posts recentes

  • ODS

Billie Eilish e Google Maps se unem para incentivar práticas sustentáveis

Por meio da parceria, fãs que forem aos shows da nova turnê da cantora terão…

outubro 14, 2024
  • Inovação

Marca brasileira lança camiseta que captura CO₂

Tecnologia desenvolvida pelo Grupo Malwee em parceria com uma startup de Singapura faz com que…

outubro 11, 2024
  • Inovação

Barcelona aproveita energia regenerativa do metrô para abastecer carregadores de carros elétricos

MetroCHARGE utiliza energia gerada pelo sistema de frenagem de trens do metrô da cidade espanhola…

outubro 10, 2024
  • Estudos B

Como a inteligência artificial pode impulsionar a agricultura regenerativa

Entenda como a agricultura regenerativa, aliada à inteligência artificial, pode ajudar a aumentar a produtividade…

outubro 9, 2024
  • Inovação

Ogilvy ganha parque temático satírico que critica sua relação com combustíveis fósseis

“Ogilvyland” ironiza a agência líder em clientes de combustíveis fósseis por tentar “jogar dos dois…

outubro 9, 2024
  • Cobertura internacional

Farol #26 – “A gente precisa reconhecer que o sistema não está quebrado”

Cofundadora de Gestora de recursos focada em investimentos de impacto declara: "a verdadeira mudança exige…

outubro 7, 2024

Este site utiliza cookies.