Sistema em teste em pontos de ônibus da capital espanhola pode reduzir a temperatura do ar em até 9°C utilizando resfriamento evaporativo
Atualmente, a cidade de Madri tem 5.186 pontos de ônibus. Desses, 4.565 possuem coberturas que, no verão, podem se tornar o pior pesadelo de quem tem que esperar um ônibus. Afinal, com temperaturas elevadas e o sol quase sempre presente, esses abrigos viram uma espécie de forno que potencializa o calor, que já costuma ultrapassar a barreira do aceitável em muitos dias dos meses de julho e agosto.
Mas uma nova tecnologia em teste na capital espanhola pode mudar esse cenário.
Desde o início deste mês, passageiros que passam pelas paradas Pavones e Villaverde Cruce podem apertar um botão de socorro sempre que a temperatura ultrapassar a marca dos 25ºC. O que acontece na sequência é um processo de resfriamento evaporativo que tem a capacidade de reduzir a temperatura do ar em até 9ºC.
Desenvolvido pela JCDecaux, o ponto de ônibus climatizado conta com um reservatório de água e um módulo de resfriamento do ar por evaporação, além de uma placa fotovoltaica que abastece a parada de ônibus com energia solar.
Na prática, o ar quente passa por um painel úmido, é resfriado e então direcionado para os passageiros, com o sistema funcionando com energia solar e água da chuva.
O sistema Natural Cooling está sendo testado pela EMT (a empresa municipal de transportes) em um projeto piloto com previsão de durar ao menos seis meses. Se bem-sucedido, poderá levar à implementação generalizada, proporcionando um alívio considerável do calor urbano e incentivando o uso do transporte público.
Combinados com o “Refúgiate en la Cultura” (festival que oferece atrações gratuitas em ambientes climatizados para tentar “tirar” cidadãos e turistas das ruas da cidade nos horários em que o calor intenso pode ser prejudicial à saúde, que apresentamos aqui), esses pontos de ônibus mostram a preocupação de Madri em encontrar respostas criativas de adaptação às mudanças climáticas. Ao mesmo tempo em que a cidade oferece conforto imediato a cidadãos e turistas, contribui para a redução do aquecimento global a longo prazo.
Leia também: Copenhague oferece recompensas para turistas e moradores que realizam “ações verdes”
O Farol da Economia Regenerativa é uma solução de curadoria de conteúdo sobre ESG, sustentabilidade, impacto e regeneração. Funciona como um programa de aprendizado contínuo e é planejado sob medida para sua equipe e organização.
O Farol oferece palestras, treinamentos, notícias, tendências, insights, coberturas internacionais e uma curadoria exclusiva para a sua organização e seu time navegarem pelos temas mais urgentes da nossa era. Conheça o Farol e entre em contato para agendarmos uma conversa.
Vá para a página inteira para visualizar e enviar o formulário.
Especialista em desenvolvimento de líderes e organizações dá dicas para os exaustos profissionais de sustentabilidade…
Especialista em desenvolvimento de líderes e organizações dá dicas para os exaustos profissionais de sustentabilidade…
Pesquisadores alertam que ainda não há sinal de que o mundo tenha atingido o pico…
Especialistas criticam a falta de transparência na aprovação das novas regras e alertam para o…
Prévia da meta climática que será apresentada na COP29, comunicado divulgado pelo governo brasileiro contempla…
Este é um conteúdo institucional de A Economia B para apresentar nossos serviços de comunicação,…
Este site utiliza cookies.
Deixe um comentário