ODS

Circularidade global continua em declínio – apesar de a economia circular ser uma ‘megatendência’

Circularidade global continua em declínio – apesar de a economia circular ser uma ‘megatendência’

Circularity Gap Report 2024 apresenta o panorama da circularidade no mundo e identifica áreas em que reformas podem acelerar o progresso em direção à economia circular

A Deloitte e a Circle Economy Consulting apresentaram hoje (24/01) o Circularity Gap Report 2024, que analisa o panorama da circularidade global.

De acordo com o levantamento, apesar de as discussões sobre a economia circular terem triplicado nos últimos cinco anos, o consumo humano de recursos naturais segue crescendo, causando uma queda nas taxas globais de circularidade ano após ano – o índice de materiais reciclados, por exemplo, caiu de 9,1% em 2018 para 7,2% em 2023.

O relatório revela que, nos últimos seis anos, a população global consumiu mais de 500 bilhões de toneladas de materiais, quase tantos materiais quanto foram consumidos durante todo o século XX.

Caminhos para a economia circular prosperar

Após apresentar esse panorama, o documento propõe caminhos para criar políticas justas, alinhar a economia e fomentar a expertise em circularidade. Além disso, destaca a importância de as pessoas assumirem um papel central nesse processo, garantindo uma transição justa com empregos de qualidade e redução de desigualdades.

A economia circular é projetada para ajudar a reduzir as emissões em 40%, gerar quase 2 milhões de empregos e se tornar um mercado de US$ 2-3 bilhões nos próximos anos.

Além disso, o relatório identifica três áreas principais em que reformas podem ajudar a acelerar o progresso em direção à economia circular: política, finanças, emprego.

Por fim, sugere formas de governos e líderes da indústria passarem do compromisso para a ação. São elas:

  • Adotar políticas e estruturas que incentivem práticas circulares;
  • Penalizar práticas prejudiciais;
  • Ajustar políticas fiscais e práticas para ajudar a criar preços reais que incluam os custos sociais e ambientais de um produto ou serviço;
  • Financiar soluções circulares para que possam substituir as normas lineares;
  • Ajudar a garantir que sua força de trabalho esteja qualificada e treinada para apoiar uma transição justa. 

→ O Circularity Gap Report 2024 está disponível (em inglês) aqui.

Leia também:

Economia circular: uma alternativa possível para um futuro mais sustentável
Design Cradle to Cradle: economia circular na prática


Conheça a nossa plataforma de curadoria e treinamento B2B sobre impacto, ESG e regeneração

Farol da Economia Regenerativa é uma solução de curadoria de conteúdo sobre ESG, sustentabilidade, impacto e regeneração. Funciona como um programa de aprendizado contínuo e é planejado sob medida para sua equipe e organização.

O Farol oferece palestras, treinamentos, notícias, tendências, insights, coberturas internacionais e uma curadoria exclusiva para a sua organização e seu time navegarem pelos temas mais urgentes da nossa era. Conheça o Farol e entre em contato para agendarmos uma conversa.

farol da economia regenerativa

Redação A Economia B

Os conteúdos assinados por Redação A Economia B são produzidos coletivamente pelo nosso time de jornalistas. Pauta, apuração, produção e edição são parte de um esforço compartilhado para oferecer a você a melhor curadoria de conteúdo sobre ESG, sustentabilidade, impacto e regeneração.

1 Comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Série Estudos B

Guia para empresas