ESG

Reino Unido define novos padrões para investimentos em natureza

Reino Unido lança padrões para investimentos em natureza
Foto de Gary Ellis na Unsplash

Medida busca atrair investimentos sustentáveis, evitar greenwashing e fomentar crescimento econômico

Com o objetivo de posicionar o Reino Unido como referência global em finanças verdes, o governo britânico apresentou, na semana passada, um novo padrão para investimentos voltados à proteção e recuperação de ecossistemas.

Desenvolvido pela British Standards Institution (BSI), o documento “BSI Flex 701 – Princípios Gerais” estabelece critérios técnicos para garantir a integridade e a efetividade desses projetos.

A medida é parte do Plan for Change, estratégia do país para impulsionar o crescimento econômico a partir de mercados ambientais de alta integridade. Entre as ações que podem ser contempladas estão a reabilitação de áreas úmidas, o aumento da resiliência a enchentes, a melhoria da qualidade da água e a criação de novos habitats.

Estudos apontam que o país precisará investir entre £44 bilhões e £97 bilhões até 2032 para atingir suas metas ambientais – uma lacuna que os novos padrões buscam ajudar a preencher.

Líderes políticos e ambientais destacaram a importância dos novos padrões para garantir transparência, credibilidade e confiança nos investimentos verdes. Steve Reed, Secretário de Estado para o Meio Ambiente, enfatizou o papel fundamental das empresas na recuperação ambiental e na consolidação do Reino Unido como referência global em finanças sustentáveis.

“Precisamos de uma ação urgente de toda a sociedade para enfrentar a crise da natureza, e as empresas têm um papel crucial nesse esforço. (…) Com padrões claros, podemos combater o greenwashing e dar às empresas a confiança de que seus investimentos realmente estão ajudando na recuperação do nosso mundo natural”, declarou.

O Padrão de Princípios Gerais (BSI Flex 701) já está disponível para adoção por empresas, investidores, agricultores e gestores de terras.

Leia também:
Investimentos em sustentabilidade impulsionam receita, diz PwC


Conheça a nossa plataforma de curadoria e treinamento B2B sobre impacto, ESG e regeneração

Farol da Economia Regenerativa é uma solução de curadoria de conteúdo sobre ESG, sustentabilidade, impacto e regeneração. Funciona como um programa de aprendizado contínuo e é planejado sob medida para sua equipe e organização.

O Farol oferece palestras, treinamentos, notícias, tendências, insights, coberturas internacionais e uma curadoria exclusiva para a sua organização e seu time navegarem pelos temas mais urgentes da nossa era. Conheça o Farol e entre em contato para agendarmos uma conversa.

farol da economia regenerativa

Redação A Economia B

Os conteúdos assinados por Redação A Economia B são produzidos coletivamente pelo nosso time de jornalistas. Pauta, apuração, produção e edição são parte de um esforço compartilhado para oferecer a você a melhor curadoria de conteúdo sobre ESG, sustentabilidade, impacto e regeneração.

Série Estudos B

Guia para empresas