ESG

85% dos executivos prometem manter divulgações climáticas mesmo sem exigência legal, diz estudo

Pesquisa global revela que empresas veem relatórios ESG como vantagem competitiva, e 96% dos investidores confirmam impacto positivo no desempenho financeiro

Uma pesquisa global com 1.601 executivos e 222 investidores institucionais revelou que a maioria pretende continuar aprimorando suas divulgações climáticas, independentemente de possíveis mudanças na legislação. 

Fonte: 2025 Executive Benchmark on Integrated Reporting

O estudo “2025 Executive Benchmark on Integrated Reporting”, da Workiva, foi divulgado em meio a incertezas sobre regulamentos de sustentabilidade, especialmente nos Estados Unidos e na União Europeia, onde há pressões para flexibilizar exigências ambientais. Nos EUA, o presidente Donald Trump sinalizou a intenção de reduzir o poder de agências reguladoras ambientais, enquanto na Europa há propostas para diminuir as obrigações de relato corporativo. 

Apesar desse cenário, a pesquisa mostrou que 97% dos executivos enxergam os relatórios de sustentabilidade como uma vantagem competitiva para os negócios nos próximos dois anos. O mesmo percentual acredita que a integração de dados financeiros e de sustentabilidade ajuda a identificar lacunas de desempenho que podem impulsionar oportunidades de crescimento financeiro.

Relatórios financeiros, divulgações de sustentabilidade e auditoria e risco são três elementos incrivelmente importantes para a comunicação adequada com investidores. E ter esses elementos funcionando de forma integrada e sincronizada é extremamente importante”, avalia Jason Darby, diretor financeiro do Amalgamated Bank, citado no documento.

O levantamento também apontou que 96% dos investidores institucionais acreditam que divulgações ambientais mais detalhadas contribuem para um melhor desempenho financeiro das empresas. Além disso, 97% dos investidores disseram que têm maior probabilidade de aportar recursos em companhias que integram relatórios financeiros e não financeiros. 

Para Julie Iskow, CEO da Workiva, a transparência nessas informações fortalece a confiança dos investidores e impulsiona o desempenho corporativo.

​​“Os CEOs estão tomando decisões hoje que moldarão seus negócios nos próximos anos. (…) Relatórios financeiros e de sustentabilidade confiáveis não são apenas uma questão de conformidade, mas uma abordagem estratégica para mitigar riscos, impulsionar o desempenho e fortalecer a confiança dos investidores”, disse, em nota

→ O relatório “2025 Executive Benchmark on Integrated Reporting” pode ser acessado na íntegra, em inglês, aqui.

Leia também:
Boas práticas em relatórios de sustentabilidade


Conheça a nossa plataforma de curadoria e treinamento B2B sobre impacto, ESG e regeneração

Farol da Economia Regenerativa é uma solução de curadoria de conteúdo sobre ESG, sustentabilidade, impacto e regeneração. Funciona como um programa de aprendizado contínuo e é planejado sob medida para sua equipe e organização.

O Farol oferece palestras, treinamentos, notícias, tendências, insights, coberturas internacionais e uma curadoria exclusiva para a sua organização e seu time navegarem pelos temas mais urgentes da nossa era. Conheça o Farol e entre em contato para agendarmos uma conversa.

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Redação A Economia B

Posts recentes

  • Inovação

Turbinas eólicas aposentadas viram pranchas de surfe

Empresa de energia renovável transforma turbinas eólicas aposentadas em pranchas de surfe — e antecipa…

abril 2, 2025
  • ESG

Reino Unido define novos padrões para investimentos em natureza

Medida busca atrair investimentos sustentáveis, evitar greenwashing e fomentar crescimento econômico Com o objetivo de…

abril 1, 2025
  • ODS

União Europeia firma acordo para reduzir desperdício de alimentos e resíduos têxteis

Com novas responsabilidades ambientais voltadas para fabricantes e consumidores, proposta prevê cortes significativos no desperdício…

março 31, 2025
  • ESG

Governo federal lança plataforma para mapear negócios de impacto social e ambiental

Batizada de Cadimpacto, a nova ferramenta facilita conexão entre empreendedores de impacto e investidores O…

março 25, 2025
  • ESG

Emissões do setor de edificações estagnam pela primeira vez desde 2020

Relatório da ONU revela que, apesar dos avanços, setor de edificações ainda é um dos…

março 21, 2025
  • ESG

Google lança calculadora para medir pegada de carbono de anúncios

Carbon Footprint for Google Ads ajuda anunciantes a monitorar o impacto ambiental do marketing digital…

março 20, 2025

Este site utiliza cookies.