O movimento global 1% for the planet conecta pessoas e empresas querendo contribuir com a preservação do planeta a ONGs que já fazem isso. Saiba mais e conheça 3 empresas brasileiras que são membros do movimento, além de 3 ONGs que podem ser apoiadas por quem faz parte dele
1% da sua renda anual – ou do total de vendas da sua empresa em um ano. O que isso representa atualmente? Para onde está indo esse dinheiro? Seja sincero: faria falta no seu orçamento, caso fosse destinado a ajudar a garantir o futuro do planeta?
Pense bem. Estamos falando de um por cento.
Se a resposta for “não”, deixe-me apresentar um movimento global do qual você pode fazer parte – seja como pessoa física ou como pessoa jurídica…
“Nos ajude a criar um futuro melhor para todos. Como? 1% por vez. Pode não parecer muito, mas quando todos nós nos comprometemos a sermos apenas um pouco melhores, 1% aumenta.”
1% for the planet
O Yvon citado nessa história é ninguém menos que Yvon Chouinard, fundador da Patagonia (empresa B certificada e um dos principais exemplos mundiais de engajamento de marca em uma causa verdadeira). O autor da frase é Craig Mathews, fundador da Blue Ribbon Flies. Como você já deve ter entendido, os dois (além de grandes amigos) são os criadores do movimento 1% for the planet.
A proposta era simples: conectar pessoas e empresas querendo contribuir com a preservação do planeta a ONGs que já fazem isso.
Registrado como uma organização não governamental, o movimento, que surgiu em 2002, tem atualmente milhares de ONGs parceiras em mais de 60 países (incluindo o Brasil), além de mais de 3 mil membros atuantes – ou seja, pessoas e empresas que se comprometem a doar 1% de seus rendimentos anualmente (pessoas físicas, se preferirem, podem converter seu 1% em trabalho voluntário).
O compromisso é tanto que, no caso de empresas, a doação ocorre mesmo quando elas não são lucrativas!
Inclusive, um trecho de uma carta enviada recentemente por Yvon aos membros do movimento fala justamente sobre isso…
“Nós sabemos há bastante tempo que haveria uma pandemia global, e não fizemos nada. Sabemos há décadas sobre o aquecimento global, e não fizemos nada. Nós precisamos escolher agir.
Como membros e ONGs parceiras do movimento 1% for the planet, você fez essa escolha. E nesse momento desafiador, essa não é uma escolha fácil. Porém, é a escolha certa. Quando a Patagonia enfrentou tempos difíceis no passado, como estamos enfrentando agora, a última coisa de que abriríamos mão seria do nosso 1% para o planeta. Este é um custo de fazer negócios nesse planeta. Não é filantropia – é uma necessidade absoluta por vivermos nesse planeta. É o oposto de não fazer nada.”
É propósito que chama, né?
E enquanto as pessoas e as empresas se comprometem a doar 1%, o movimento se responsabiliza por dar conselhos sobre estratégias de doação, por certificar as doações e por ampliar o impacto da rede.
Resultados do movimento 1% for the planet
Desde a criação do movimento, mais de 250 milhões de dólares já foram doados a ONGs que trabalham em seis áreas – clima, comida, terra, poluição, água e vida selvagem.
Nada mais justo, então, que doasse 1% de tudo que vende para causas ambientais!
Aliás, a Abela Cosmetics é a primeira empresa de cosméticos brasileira aderir ao movimento.
Acompanhe o trabalho da Abela Cosmetics:
“A atuação e propósitos da iKrom têm direta relação com ODS 8, ODS 9, ODS 12 e ODS 15, que orientam nossas ações de pesquisa, apoio técnico no treinamento de pessoas e no desenvolvimento de novos produtos têxteis.”
Acompanhe o trabalho da iKrom:
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: 10 anos para mudar o mundo
A MarDiCô trabalha com produtores nacionais locais, usa práticas agrícolas sustentáveis e, é claro, destina 1% de suas vendas a causas ambientais.
Acompanhe o trabalho da MarDiCô:
→ Para conhecer todos os membros da rede, clique aqui.
Para isso, dentre outras coisas, a instituição calcula inventários de carbono de pessoas, de empresas ou de outras instituições interessadas e realiza a compensação das emissões de gases de efeito estufa (GEE) de qualquer atividade humana com a recomposição florestal da Mata Atlântica.
Além disso, a ONG oferece o selo Carbon Free para quem compensa as emissões com a Iniciativa Verde e também desenvolve pesquisas e realiza projetos de recomposição florestal, de proteção às águas e de auxílio aos proprietários rurais.
Conheça as várias formas de apoiar a Iniciativa Verde como pessoa física clicando aqui. As informações para empresas interessadas em apoiar a ONG estão aqui.
Acompanhe o trabalho da Iniciativa Verde:
A missão da Copaíba é conservar e restaurar a Mata Atlântica das bacias dos rios do Peixe e Camanducaia, na região do município de Socorro (SP).
Além dos trabalhos de produção de mudas e de recuperação de áreas degradadas, a ONG realiza atividades de sensibilização ambiental voltadas para diferentes públicos – de estudantes das redes de ensino público e privado das cidades das duas bacias aos proprietários de terra parceiros dos trabalhos de plantio de mudas.
Não é preciso ser membro do movimento 1% for the planet para ajudar a Copaíba a cumprir sua missão. Clique aqui e saiba como fazer uma doação. Ou, se preferir, clique aqui e saiba como se tornar um voluntário.
Acompanhe o trabalho da Copaíba:
Para isso, a ONG:
Saiba como apoiar a Fundação Neotrópica do Brasil clicando aqui.
Acompanhe o trabalho da Fundação Neotrópica do Brasil:
→ Para conhecer todas as ONGs que podem ser apoiadas pelos membros do movimento 1% for the planet, clique aqui.
Como diz Craig Mathews em um dos vídeos do canal do movimento 1% for the planet no YouTube, “nós precisamos nos posicionar e aprender a falar mais alto e com muito mais frequência pelas coisas que conhecemos e amamos”.
Escolha agir – seja se unindo ao movimento (o cadastro para empresas pode ser feito por aqui; e o cadastro para pessoas físicas, por aqui) ou buscando outras formas de fazer a sua parte (o que não falta aqui no A Economia B são ideias de como fazer isso).
Juntos, vamos sempre mais longe. Você vem com a gente?
Especialista em desenvolvimento de líderes e organizações dá dicas para os exaustos profissionais de sustentabilidade…
Especialista em desenvolvimento de líderes e organizações dá dicas para os exaustos profissionais de sustentabilidade…
Pesquisadores alertam que ainda não há sinal de que o mundo tenha atingido o pico…
Especialistas criticam a falta de transparência na aprovação das novas regras e alertam para o…
Prévia da meta climática que será apresentada na COP29, comunicado divulgado pelo governo brasileiro contempla…
Este é um conteúdo institucional de A Economia B para apresentar nossos serviços de comunicação,…
Este site utiliza cookies.
Ver Comentários